Vida da Gente é uma coluna quinzenal de divulgação dos zines¹ produzidos por pessoas em situação de privação de liberdade da Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São João del-Rei.

Uma amizade não tem que ser perfeita, tem que ser verdadeira, de Lorrane e Kaity, julho de 2022.

Transcrição de Uma amizade não tem que ser perfeita, tem que ser verdadeira, de Lorrane e Kaity

“Amizade

Não é sobre quem você conhece a mais tempo… É sobre quem veio e nunca deixou de estar ao seu lado!

O que falar dessa amizade?

É quando começava a me contar a história da “vaca vitória” kkk era assim: “Era uma vez a vaca vitória, caiu no buraco e acabou a história” kkkk

É uma pessoa incrível, verdadeira, sincera, admiro muito essa pessoa. É uma amizade que levo pra fora desse lugar.

O que falar dessa amizade?

Muitas pessoas falam que a gente não tem amizade dentro de uma prisão, mas eu não vejo assim, pois eu construí essas duas amizades aqui dentro. São duas pessoas que jamais vou me esquecer!

Os amigos são a família que o coração escolheu.”

Mediadas por Taisa Maria Laviani², as oficinas de zines realizadas na APAC Feminina de SJDR tem como objetivo abrir espaço para o diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, a partir da prática artística e comunicativa, bem como promover a circulação dessas narrativas e criações através da coluna Vida da Gente.Erguer a voz a partir de seu lugar no mundo é um ato de poder existir, se reconhecer e ser reconhecido. E o que as mulheres em situação de privação de liberdade tem a nos dizer? A nos mostrar? Fique de olho!

Notas

¹ O Fanzine, ou simplesmente zine, é uma publicação independente. Um zine é um veículo de comunicação (assim como o jornal, livro, revista, gibi, etc.) que pode assumir qualquer formato, abordar qualquer tema e ser publicado por qualquer pessoa, com os mais baixos recursos. Por isso, segue à risca o lema “faça você mesmo!”.

² Taisa Maria Laviani é formada em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista, zineira e mestranda do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes Urbanidades e Sustentabilidade, da UFSJ.