7ª edição

Vida da Gente é uma coluna quinzenal de divulgação dos zines¹ produzidos por mulheres em situação de privação de liberdade da Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São João del-Rei.

Sem título, de Carla, Naiane, Raísa e Roberta, setembro de 2022.

Vida da Gente: zines da APAC Feminina 7º edição

Vida da Gente: zines da APAC Feminina 7º edição

Vida da Gente: zines da APAC Feminina 7º edição

Transcrição de Sem título, de Carla, Naiane, Raísa e Roberta
 
“…Chegando transferidas de presídios à APAC de São João del-Rei…
Muito assustadas sem saber onde estávamos e o que estava acontecendo, ainda algemadas com uniforme, nos sentindo totalmente deslocadas.
Logo após, fomos recepcionadas pelos funcionários. Desta forma, cada uma foi se adequando às regras e às formas de viver diariamente, pagando pelos seus erros de uma forma diferente, digamos dignamente da qual nos encontrávamos…
 
Dias depois…
 
Agora, participamos de vários eventos!
Entre altos e baixos, com opiniões diferentes, mudanças de humor, nasceu uma grande união, do tal “Quarteto Fantástico”. Nesse meio de tantas emoções e sentimentos, nos identificamos com uma mega mulher, temperamental, mas compreensiva e que além de tudo está nos ensinando a fazer centenas de coisas que não fazíamos. Agora, tudo que nos ensinou vamos colocar em prática com novas recuperandas que estão chegando!
Somos gratas, Thaís Misson e com certeza temos um espaço para falar um pouco de você. Antes, a palavra que se resume por tudo que nos ensinou e fez por nós: Gratidão!
 
Nome: Thais Misson

Como falar de alguém que em tão pouco tempo nos mostrou o caminho e a direção e hoje o que somos aqui temos orgulho em dizer [que] foi você o nosso espelho. Agradecemos seus ensinamentos e [os] erros são insignificantes quando suas qualidades transbordam. Tudo que aprendemos com você é algo que levaremos por toda vida. Obrigada por fazer parte da nossa história.
 
…Nosso quarteto fantástico desfalcou. Uma das integrantes teve sua oportunidade, nós também tivemos, só não estamos juntas fisicamente, mas nossos corações sempre estarão unidos!
Agora ficou “Trio Parada Dura”.
Raísa, vai com Deus amiga.
Amamos você!
 
Então agora ficou o “TRIO”:
Aguardem as cenas dos próximos capítulos…
Só por hoje: Estamos juntas.
 
As coisas só tem significados quando as conhecemos. Obrigada Deus, obrigada APAC – São João del-Rei.”
 

Mediadas por Taisa Maria Laviani², as oficinas de zines realizadas na APAC Feminina de SJDR tem como objetivo abrir espaço para o diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, a partir da prática artística e comunicativa, bem como promover a circulação dessas narrativas e criações através da coluna Vida da Gente.

Erguer a voz a partir de seu lugar no mundo é um ato de poder existir, se reconhecer e ser reconhecido. E o que as mulheres em situação de privação de liberdade tem a nos dizer? A nos mostrar? Fique de olho!

Notas

¹ O Fanzine, ou simplesmente zine, é uma publicação independente. Um zine é um veículo de comunicação (assim como o jornal, livro, revista, gibi, etc.) que pode assumir qualquer formato, abordar qualquer tema e ser publicado por qualquer pessoa, com os mais baixos recursos. Por isso, segue à risca o lema “faça você mesmo!”.

² Taisa Maria Laviani é formada em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista, zineira e mestranda do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes Urbanidades e Sustentabilidade, da UFSJ.