ÚLTIMA EDIÇÃO

Vida da Gente é uma coluna de divulgação dos zines produzidos por mulheres em situação prisional, na Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São João del-Rei.

O fanzine, ou simplesmente zine, é uma publicação independente, aberta para a autoralidade e criatividade. É um veículo de comunicação (assim como o jornal, livro, revista, gibi, etc.) que pode assumir qualquer formato, abordar qualquer tema e ser publicado por qualquer pessoa, com os mais baixos recursos. Por isso, segue à risca o lema “faça você mesmo!”.

Taisa Maria Laviani, fanzineira e educadora, foi responsável por mediar as oficinas de criação de zines que ocorreram na APAC Feminina entre junho e outubro de 2022. Laviani tem sua formação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista e é mestre interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de São João del-Rei.

As oficinas de zines tiveram como objetivo abrir espaço para o diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, a partir da prática artística e comunicativa. Também buscou promover a circulação das narrativas e criações das recuperandas da APAC, através da coluna Vida da Gente.

Esta é a 29ª e última edição da coluna Vida da Gente, encerrando esse ciclo de divulgação dos zines produzidos nos três meses de oficina na APAC Feminina de São João del-Rei.

Outras novidades estão por vir…

Erguer a voz a partir de seu lugar no mundo é um ato de poder existir, se reconhecer e ser reconhecido.

Vida da Gente, outubro de 2022.

Transcrição de Vida da Gente

“Se alguém disser que você não é importante, não se preocupe, o mais importante Deus já fez, você.

Como é bom ter o direito de ir e vir, como é linda a liberdade. Como se estivesse voando junto para o horizonte, ao entardecer.

Vida
Como fiz tantas escolhas erradas?
Algumas escolhas foram ilusão.
Outras me machucaram tanto!
Mas tanto que até hoje sinto a dor, a dor da saudade, a dor do arrependimento, uma dor que por mais que você queira ela nunca vai passar, pois deixaram grandes cicatrizes. Se pudesse voltar atrás não teria cometido tantas falhas, pois falhei como filha, como esposa, principalmente, como mãe. Sei que não se pode apagar o passado, mas de todo meu coração, eu aqui presente dentro dessa prisão, volto a sonhar,
a fazer um plano para no futuro não errar novamente. Pensar bem antes de agir e perceber antes o que pode me acontecer. Ter certeza de minhas escolhas, pois quero viver como sempre sonhei, ao lado de pessoas que eu amo e que sofrem mais do que eu por me ver com a liberdade privada. Sei que vou conseguir, pois cai mas já levantei e já estou de pé. Deus me deu força para aguentar meu tempo aqui…
Juliana

Na silhueta da alma
me curvo para a mais bela mulher…
O lobo em mim sempre amará a ovelha em você…
Ass: Stephanie

A Dor que sempre volta:
Sempre achamos que está tudo bem, que apesar de tudo temos pessoas que valorizam a gente e de repente a gente aperta um botãozinho e faz tudo errado novamente. Conseguimos nos afastar das pessoas que mais amamos. Por uma bobagem. Ex: acabei de perder meu grande amor por uma bobagem. Ai me pergunto quem sou eu? Burra, insensata ou uma grande idiota?
Não, na verdade não sou nada dessas coisas! Só ajo sem pensar e nisso perco as melhores coisas da vida.
No hoje estou triste, presa sem o direito de me explicar para a pessoa que amo, que não é nada daquilo que as pessoas gostariam que fosse. 
Então, eu me pergunto
que país é este?!
Jussara!

Às vezes o silêncio é tudo!
Mas nem tudo na vida é o silêncio.
Às vezes é preciso falar e às vezes é preciso calar. Como um silêncio da brisa da manhã
que toca a pele, refresca e nos comunica que um novo dia surgiu, isto porque a vida nos dá outra oportunidade.
A oportunidade de romper com o silêncio que nos é imposto, o silêncio cala. O amanhã fala.
Júnior e Taisa

Eu quero ser o motivo por trás do sorriso no seu rosto…
A razão da sua felicidade e ser a pessoa que faz o seu coração bater mais forte…
Porque é isso que você é para mim…
Ass: Stephanie A.

“A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige uma permanente busca”
Paulo Freire”