12ª edição

Vida da Gente é uma coluna quinzenal de divulgação dos zines¹ produzidos por mulheres em situação de privação de liberdade da Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São João del-Rei.

Emoções: Saudade, de Natany C. Mariano, outubro de 2022.

Transcrição de Emoções: Saudade, de Natany C. Mariano
 
“Saudade…
É um sentimento que nos corrói por dentro, nos machuca. Como eu queria agora poder estar do lado de quem merece.
Que dor eu sinto no meu peito por não poder estar na minha casa com meus filhos.
Eu já não aguento mais viver nesse mundo dentro da prisão, quero ser livre, poder ter o meu direito de ir e vir.
Quero muito poder levar meus filhos para passear, ter uma vida digna.
Saudade da minha mãe, da minha casa, dos meus irmãos, da comida da minha mãe. Enfim, “Saudade” da minha família.”

 

Mediadas por Taisa Maria Laviani², as oficinas de zines realizadas na APAC Feminina de SJDR tem como objetivo abrir espaço para o diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, a partir da prática artística e comunicativa, bem como promover a circulação dessas narrativas e criações através da coluna Vida da Gente.

Erguer a voz a partir de seu lugar no mundo é um ato de poder existir, se reconhecer e ser reconhecido. E o que as mulheres em situação de privação de liberdade tem a nos dizer? A nos mostrar? Fique de olho!

Notas

¹ O Fanzine, ou simplesmente zine, é uma publicação independente. Um zine é um veículo de comunicação (assim como o jornal, livro, revista, gibi, etc.) que pode assumir qualquer formato, abordar qualquer tema e ser publicado por qualquer pessoa, com os mais baixos recursos. Por isso, segue à risca o lema “faça você mesmo!”.

² Taisa Maria Laviani é formada em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista, zineira e mestranda do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes Urbanidades e Sustentabilidade, da UFSJ.