Além da apresentação do programa, a semana contou com ciclo de palestras, seminário sobre plataformas computacionais e apresentação de artigos.

O evento que aconteceu entre os dias 28 de Agosto e 1 de setembro, dividiu espaço com o seminário sobre plataformas computacionais,e teve em seu primeiro dia, campeonato de programação, Just Dance e truco para interação de alunos recém chegados com veteranos e professores.

Realizado anualmente, a VI semana da computação contou com palestras, minicursos e atividades voltadas a área. Segundo o aluna do curso de Ciências da computação e organizadora do evento Larissa Neves, dos nove minicursos ofertados, três eram introdutórios para oferecer uma base para os calouros que nunca tiveram contato com programação antes. Os demais ofereciam assuntos da área que não são abordados diretamente durante o curso, mas ainda assim são pertinentes e de interesse dos alunos como programação voltada ao android e desenvolvimento de outros aplicativos.

IMG_0105.jpg

Durante o primeiro dia os alunos se dividiram em equipes que disputavam campeonatos de truco, just dance e programação em C. O intuito era promover a interação dos alunos e descontrair antes das atividades. Para Pietro Barros Junqueira, aluno do primeiro semestre de ciências da computação na UFSJ, o dia foi bastante divertido, e a ideia crucial. pois possibilitou maior aproximação com os alunos mais velhos, e também com outros calouros que ainda não havia conversado.

Nos três últimos dias aconteceu o “Seminário sobre P&D de Plataformas Computacionais Centradas na Web: uma visão da engenharia de software”, que segundo o Professor Dárlinton Barbosa Feres Carvalho aconteceu como um evento à parte: “Podemos dizer que a web mudou o mundo, e está provocando mudanças significativas na humanidade. Na ciência da computação o impacto é também significativo, exploramos três eixos temáticos, a pesquisa, desenvolvimento e inovação.” No seminário foram apresentados os três melhores artigos e pesquisas que haviam sido previamente submetidos a uma banca avaliadora. Além das apresentações, contou com a presença de desenvolvedores e engenheiros de software com palestras e debates abordando a evolução dos métodos e tecnologias envolvidas no desenvolvimento de sistemas e plataformas digitais

Na sexta-feira, último dia do evento,  aconteceu o lançamento do Programa Empreenda em Ação na UFSJ, idealizado pelo professor Álvaro R. Pereira Júnior, professor da Universidade Federal de Ouro Preto, com o objetivo de disseminar a educação empreendedora em Minas Gerais. A iniciativa abordará além do curso de ciência da computação, outras onze disciplinas de diversos cursos da UFSJ, inclusive nos demais campus da universidade em outras cidades.

TEXTO/VAN: Agnes Monteiro

FOTO/VAN: Agnes Monteiro