Ação que visa à segurança da mulher, o Vamos juntas?, serve para que as integrantes do grupo encontrem companhia para caminhar em segurança pelas ruas

A ideia central é encontrar companhia para transitar pelas ruas. FOTO: Divulgação
A ideia central é encontrar companhia para transitar pelas ruas. FOTO: Divulgação

O movimento “Vamos juntas?” é uma iniciativa de um grupo de mulheres que viram a possibilidade de se ajudar. A ideia central é encontrar companhia para transitar pelas ruas da cidade por um grupo no WhatsApp e outro no Facebook.

Segundo a descrição do grupo na rede social, “no contexto em que vivemos, infelizmente, é perigoso andar sozinha. Por isso, criamos os grupos, para nos comunicarmos quando estivermos voltando sozinhas de algum lugar”, declara a organização dos grupos em São João del-Rei.

A sensação de insegurança e vulnerabilidade é constante, principalmente à noite. “Utilizei o grupo algumas vezes para conseguir companhia e, todas as vezes em que consegui, me senti mais segura e segui meu percurso com tranquilidade, além de fazer uma amiga,” afirma a estudante de arquitetura e urbanismo na UFSJ, Ana Vitória Vilela.

O grupo está se tornando um espaço acolhedor e seguro para muitas mulheres, pois, além do objetivo central, proporciona o encontro, a troca de experiências, o espaço para denúncias e desabafos.

A aluna do curso de teatro na UFSJ, Letícia Rodrigues, diz que jamais sairia sozinha à noite em São João del-Rei e que só sai quando está com os amigos. Ela afirma que existem muitos homens inconvenientes nas ruas, “ou ficam olhando, ou assoviam, ou andam com o carro do seu lado na rua à noite… e eles acabam deixando a gente sem reação, porque, não importa o que a gente faça, eles continuam! Pode xingar, ignorar… eles estarão lá”, relata.

 

Nacional e regionalmente, o Vamos juntas? está aí!

O movimento nacional Vamos juntas?, idealizado por Babi Souza, surgiu no Facebook, em julho de 2015 e, em poucas semanas, contava com milhares de curtidas.

Já as responsáveis pela adesão ao movimento em São João del-Rei são as amigas Byron Marques e Bianca Castro, estudantes de jornalismo e biologia, respectivamente, na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Byron afirma que o grupo tem evoluído de forma progressiva, “a ideia era facilitar a volta para casa, que pode ser muito perigosa para nós, mulheres. Juntas, podemos nos  proteger, estamos juntas pela mesma causa, nós não somos inimigas, nós nos ajudamos. Temos que criar uma resistência. Não é a solução para a violência, mas uma forma de nos ajudarmos e nos protegermos é caminhando juntas. Por isso, Vamos juntas?.”

O grupo são-joanense iniciou suas atividades em abril deste ano. Conta com pouco mais de 300 mulheres no Facebook e 250 no WhatsApp. É preciso enviar uma solicitação para participar do grupo na rede social, e para o WhatsApp é necessário ser indicada por algum membro ou solicitar que seu número seja adicionado à lista via grupo do Facebook.

É possível encontrar o Vamos juntas SJDR no grupo do Facebook, e o movimento nacional Vamos juntas? na página oficial, também hospedada no Facebook.

 

TEXTO/VAN: Juliana Galhardo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.