Evento tem como principal objetivo mobilizar a reflexão e incentivar trocas de conhecimento

A primeira edição do projeto Educomunicar: Refletir para Mobilizar, que aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro teve como objetivo discutir as formas de se trabalhar os meios de comunicação na educação. O evento, que trouxe palestras, oficinas e rodas de conversa para a cidade, foi organizado pelo Grupo de Pesquisa em Educomunicação da Universidade Federal de São João del-Rei.

O jornalista e mestre em comunicação Douglas de Oliveira Calixto que ministrou a oficina “Memes e redes sociais na internet: os desafios da comunicação e educação em tempos de aceleração social” explica o que é o conceito central do evento: “A educomunicação é uma área do conhecimento, de intervenção, de práticas sociais que interrelaciona a comunicação e a educação. […] A educomunicação é um lugar onde as práticas da sociedade civil que envolvem comunicação e as práticas acadêmicas se encontram e formam um novo campo”.

No dia primeiro dia, 27, foi o lançamento do ebook “Transdisciplinaridade e Extensão: Signos da Educomunicação no Brasil” no Centro Cultural UFSJ, produzido pelos professores Filomena Maria Avelina Bomfim, Maria José de Andrade e Orlando José de Almeida Filho. O livro é uma coletânea de cinco artigos científicos organizados pelos professores no intuito de trabalhar a transdisciplinaridade entre eles. O livro está disponível no Google Livros, na Saraiva e na Barnes & Noble.

O segundo dia de evento, 28, contou com atividades diversas ao longo de todo o dia. Durante a manhã e à tarde, no Campus Dom Bosco, o público pode participar de oficinas e minicursos diversos com os quais puderam entender o conceito e a importância da educomunicação. Já à noite, no Campus Tancredo Neves (CTAN), o professor pesquisador Ismar de Oliveira Soares participou de uma roda de conversa com os alunos e logo após ministrou uma palestra no anfiteatro do campus, onde deu exemplos práticos de projetos educomunicativos que participou.

O professor Ismar falou sobre a relevância de um evento com esse tema em uma cidade universitária: “A importância de um seminário como esse sobre esse assunto é colocar próximas, discutindo, reflexões e experiências no campo da educomunicação que está se alastrando no Brasil e que encontra em São João del-Rei um terreno fértil com professores dispostos a trabalhar nessa linha e o pessoal da educação e da comunicação dispostos a colaborar entre si para implementar a prática educomunicativa.”

Roda de conversa com professor Ismar de Oliveira Soares discute meios de implementação de projetos educomunicativos. Foto- Marcos Coelho
Roda de conversa com professor Ismar de Oliveira Soares discute meios de implementação de projetos educomunicativos. – Foto/VAN: Marcos Coelho

A superintendente Adriana Leitão analisou o impacto dessa prática nas escolas locais: “Nós estamos começando agora uma parceria com a educomunicação, através professora Filomena Bomfim, da Maria José, que foram à superintendência fazer esse convite para gente mobilizar os professores, e agora com a possibilidade de um curso de extensão para gente explicar para os professores como que a mídia pode ser bem utilizada nas escolas como um todo”.

Texto/VAN: Clara Mattoso e Marcos Coelho