Entre os dias 15 e 18 foi realizado, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o XI Encontro Regional de Comunicação (ERECOM) e o XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político (POLITICOM). A temática central do evento foi “Comunicação Política e Consolidação Democrática no Brasil e na América Latina”, atraindo muitos comunicadores, em sua maioria graduandos de comunicação.

Dentre os diversos trabalhos apresentados e discutidos, esteve o de Ricardo Rios, 20, estudante de comunicação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Com o título “A popularidade de Vladimir Putin nos órgãos de comunicação russo brasileiros”, Ricardo afirma que “foram muito boas as discussões nos grupos de trabalho. Eu acabei não tendo oportunidade de participar das oficinas, pelo horário em que cheguei, mas o pessoal falou que foi excelente. Pelo o que eu vi, o evento está de parabéns”, analisa.

O evento recebeu congressistas de várias partes do país e da América Latina. Rakel de Castro, do Rio Grande do Norte, faz doutorado em comunicação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e diz que “esta é a primeira vez que participo do evento. A estrutura é a que eu esperava e, na verdade, as expectativas foram superadas, tanto na questão da infraestrutura quanto na questão da organização”.

Para o idealizador do evento da UFJF Paulo Roberto Figueira Leal, este tipo de evento ajuda a inserir a universidade nas grandes redes nacionais de pesquisa. “A ideia é tentarmos, ao máximo possível, conectar a nossa universidade às comunidades científicas, de modo a apresentar o que já fazemos aqui e criar mecanismos de conversação com pesquisadores de alto nível do país inteiro”, finaliza Paulo.

No próximo ano, o POLITICOM será realizado na Universidade de São Paulo (USP), mas o tema ainda não foi definido. Segundo os organizadores, o congresso busca atingir alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais interessados na interface Comunicação-Política.

VAN/Iolanda Pedrosa