Aconteceu na quinta-feira, dia 24 de maio, a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, tradição anualmente seguida pela Congregação da Rede Salesiana de Escolas (RSE) e comemorada por todas as Instituições, presentes em 128 países. O evento consistiu numa Celebração Eucarística seguida de uma festividade onde foram exibidas danças, apresentações e a solene coroação de N. Sra. Auxiliadora pelos alunos Salesianos. No Brasil, a RSE é considerada a maior rede de escolas católicas e, em Minas Gerais, está representada em 10 municípios, dentre eles na cidade de São João del-Rei e na capital, Belo Horizonte.

A cidade de São João del-Rei celebrou a devoção, teve sua realização disposta da seguinte forma: às 8 horas da manhã aconteceu a Celebração Eucarística Festiva no Santuário Dom Bosco, às 9h, manhã esportiva no Colégio Instituto Auxiliadora, às 18 horas, uma missa festiva no santuário Dom Bosco e para finalizar, 19 h 45 a oração seguida da coroação. A Irmã Eurides Bitarelli, Diretora financeira do Colégio Instituto Auxiliadora, explicitou a produção são joanense:“contamos com uma preparação que durou todo o mês, envolvendo desde os alunos mais novos até os mais velhos, incluindosuas participações em danças, coreografias e citações de textos, de tal modo a exaltar Nossa Senhora Maria Auxiliadora, que possui uma imagem de pastora que cuida e protege seus fieis”, considerou. Já a aluna Laura Alves destacou a representação do evento como símbolo de sua saída. Cursando seu último ano de colégio, a jovem avaliou o evento como fundamental em sua formação, por ensinar os valores humanos e espirituais.
      O evento, aberto aos cidadãos de São João, conta sempre com número expressivo de espectadores. O público de perfil católico reúne,em grande parcela, jovens e ex-alunos. A Orientadora educacional do Colégio Instituto Auxilidora, Ir. Rita Maria de Araújo, que no ano de 2012 transferiu-se do Colégio Pio XII para o Instituto Auxiliadora, ao ser indagada sobre o envolvimento do jovem nesta data tão singular, se disse feliz e realizada por contribuir na educação destes jovens, assim como pregava Dom Bosco. “Essa festa contribui para as pessoas reconhecerem o trabalho de Nossa Senhora Auxiliadora, fundadorado Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Foi a partir daí que a população feminina passou a participar dos trabalhos salesianos, pois antes, não era comum o envolvimento das mulheres em tais atividades.”, continuou. A festa ressaltou não só a presença da fé cristã, como reafirmou a filosofia salesiana de conciliar a formação acadêmica à humana. A tradição que sobrevive décadas é uma das singularidades que envolvem o ensino da rede.
Belo Horizonte
      Para o Colégio Pio XII – Belo Horizonte – o ano de 2012 conta com uma programação especial e significativa, uma vez que será comemorado o 70º aniversário da Instituição. Segundo a diretora Ludmila Campolina, há 10 anos na casa, “Falaremos do fundador do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Dom Bosco, e da co-fundadora, Maria Mazzarello. Além dos momentos de danças, nós vamos resgatar a história do colégio com a criação de cenas que contarão a história, revelando seus pontos marcantes desde sua fundação.”, explicou. A tradição que envolve o evento atravessa gerações. O colégio belo-horizontino contou com um público estimado em cerca de 2000 pessoas e com a presença de ex-alunos formados nas décadas de 70, 80, 90 e anos 2000, “são livros vivos para contar a nossa história”, declarou a diretora.
      O momento mais aguardado e que encerrou a noite contou com o protagonismo da turma que se despede do colégio, os formandos de 2012 que, coroando Nossa Senhora Auxiliadora, despertaram a emoção não só da comunidade salesiana ativa, mas de todo o público presente. Para a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Helena Silveira que está há 11 anos no Colégio,a importância desse evento é indescritível e, visivelmente emocionada, também externou seu orgulho em fazer parte desta história.

Reportagem: Maria Clara Lauar e Tiago Santos.
      Foto: Marina Morais.

Para copiar e reproduzir qualquer conteúdo da VAN, envie um e-mail para vanufsj@gmail.com, solicitando a reportagem desejada. É simples e gratuito.