Foi decida nessa última terça-feira (25) a data de início do Torneio de Base de São João del-Rei. Após muita discussão, clubes e organizadores chegaram a um acordo e definiram o começo da competição para os dias 13 e 14 de abril. Apesar do acordo, os dirigentes prometem paralisar o torneio caso o projeto de isenção do IPTU para os clubes não seja encaminhado para votação até o dia 25 de abril. Luís Carlos Bacarini, presidente da Liga (associação que reúne os clubes da cidade), afirmou que apoia a decisão dos clubes de adiar o início do Torneio.
 
A competição, que tinha data prevista para meados de março, como foi anteriormente noticiado pela VAN, teve seu início cancelado devido ao impasse envolvendo dirigentes e prefeitura com relação à isenção fiscal. Segundo Dondom, presidente do São Caetano, “infelizmente vamos prejudicar as crianças, mas é uma situação pendente, não da nossa administração, mas de outras”. Ele ainda completa: “não estamos pedindo isenção do imposto, mas melhores condições de pagamento”. Segundo o próprio presidente, a dívida do clube do Tijuco está em torno de R$10 mil.
 
Em resposta a esse problema, a prefeitura desenvolveu o projeto “Amigos do Esporte”, que prevê isenção da dívida, desde que os clubes se comprometam a oferecer, em suas dependências, projetos sociais abertos à comunidade dos bairros, como bolsas nas escolinhas de futebol, oficinas de dança, música e esportes, aulas de natação, entre outros. O número de projetos por clube será definido de acordo com o tamanho do espaço físico da sede, sendo que clubes com sede menor, como o São Caetano, deverão apresentar apenas um projeto, enquanto clubes maiores, como o Atlethic, deverão apresentar até três. O prefeito Helvécio Reis, afirmou, em nota oficial, que “será um passo importante para sanar essa dívida, reconhecer e apoiar aqueles que fazem o nosso esporte: os clubes e seus dirigentes”.
 

Apesar de ter definido uma data para o início do Torneio de Base, enquanto o impasse sobre o IPTU não for solucionado, os rumos do futebol de base são-joanense permanecem incertos.

VAN/ Cristiano Giovanni, Diego Cabral e Joyce Andrade
Foto: Camila Silva

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.