Quem chegar na cidade mineira de Tiradentes vai encontrar cheiros, cores e sabores que estão tomando conta das pequenas ruelas, becos e praças locais. A 17ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia começa no dia 22 e se estende até 31 de Agosto.

Conhecido nacionalmente o festival é um dos maiores eventos gastronômicos do país, reunindo renomados chefs nacionais e do exterior, além de intensa programação cultural. Segundo Juliana Ferreira, chef do Restaurante Gourmeco, em Tiradentes, que participa pela primeira vez do evento, o festival funciona como uma vitrine. “Estar na praça é uma chance de mostrar o meu trabalho para o grande público interessado em gastronomia”, afirma. Além disso, Ferreira enfatiza que o festival é importante para a cidade, pois movimenta a economia, fomenta a realização de eventos culturais e incentiva a capacitação da mão de obra local.

A edição do Festival de Cultura e Gastronomia deste ano, conta ainda com vários cursos, degustações e diálogos. Julien Mercier, chef e consultor, pela terceira vez na cidade, ministrará uma palestra na Pousada Escola SENAC sobre “Foie Gras: preconceito e realidade”. Mercier conta que pretende mostrar a forma de elaboração, além de discutir sobre os mitos e verdades do produto “Foie Gras”.

Outro ponto que chama atenção  no festival são as apresentações musicais e teatrais, que este ano apresentam nomes como Fernanda Takai, Blubell, Roberto Menescal, entre outros. Quanto às artes cênicas, a programação tem grupos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e  até da França.

O ator Allen Medeiros, que apresentará o Palhaço Maizena, relata que “o festival é uma oportunidade de desenvolver um trabalho mais elaborado e profissional, relacionando  circo, teatro e música em um contexto teatral direcionado ao cotidiano da cozinha”. E será, segundo ele, muito importante participar do evento, devido à visibilidade garantida ao seu trabalho.

Para Natália Lopes, tiradentina, a maioria dos moradores da cidade tem oportunidade de aproveitar os espetáculos teatrais e shows, pois o restante do festival é muito elitizado, ressalta.

Confira abaixo a programação completa da 17ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes : www.gastronomiatiradentes.com.br.

Texto: VAN/ Silvia Reis e Willian Carvalho
Foto: Silvia Reis

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.