Eventos acontecem no Centro Cultural Yves Alves

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A cidade de Tiradentes recebe a partir do próximo dia 9, a 6º edição do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, o evento que busca trazer para a cidade e região artistas e curadores para discutir a arte de se fazer fotografia e sua contemporaneidade. Segundo o curador do festival, Eugênio Sávio, o evento traz uma grande oportunidade para os moradores da cidade e região, “são poucos os lugares no país que tem a oportunidade de ter o contato com uma cultura de qualidade, desde o nível dos artistas convidados como a programação em geral”.

São esperadas oito mil pessoas durante os cinco dias de festival, que acontece até o dia 13 de março, como estimado pela Secretaria de Cultura da cidade. Eugênio ainda acrescenta que os organizadores estão tendo um bom retorno sobre a realização do festival, “a maioria dos cursos que a gente promove já está completo e a movimentação nas redes sociais é bem grande”.

Entre as atividades que o festival irá promover estão exposições de autores de diversos estados do país, palestras, debates, workshops, lançamentos de livros, atividades educativas e projeções noturnas, uma vasta programação para os amantes da fotografia.

Durante o festival acontece o Ciclo de Ideias, uma forma de tentar aproximar fotógrafos e curadores do público presente. Com objetivo de aprofundar sobre a prática autoral e discutir temas comum, o ciclo conta com participação confirmada de Rosângela Rennó, Pedro Motta, Numo Rama e Jonathas de Andrade. A entrada é gratuita e limitada à lotação do espaço.

A exposição principal do evento fica sob o olhar do fotografo francês Marcel Gautherot sobre Minas Gerais nas décadas de 1940 e 1950, com foco em Congonhas e Ouro Preto. Há também o lançamento do livro “Oriente”, da fotógrafa Anna Kahn, que foi a ganhadora da primeira edição do Prêmio Foto em Pauta para livros de fotografia.

Os eventos do Festival de Fotografia de Tiradentes estarão concentrados no Centro Cultural Yves Alves. Mais informações sobre o festival podem ser encontradas no site.

TEXTO/VAN: Cláudia Maria

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.