16 municípios da região participaram dos jogos, que foram realizados em 5 modalidades

Terminou nesta sexta (18) a segunda etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2018 em São João del-Rei. Essa foi uma fase microrregional, que aconteceu em 49 sedes localizadas em 16 cidades mineiras. São João del-Rei foi uma destas sedes, participando da 5ª semana de realização da etapa, que se encerrará no próximo dia 27. Os campeões de cada modalidade coletiva e os quatro vencedores do xadrez se classificaram para a próxima fase, a regional.

A microrregional ocorreu de 14 a 18 de maio e reuniu na cidade alunos, representantes e competidores de 28 escolas da região. Os municípios participantes desta etapa em São João del-Rei foram: Bom Sucesso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Dores de Campos, Ijaci, Itumirim, Itutinga, Lagoa Dourada, Nazareno, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago e Tiradentes.

Alunos atletas se cumprimentam antes da partida de handebol. Foto/VAN: Rafael Nascimento

Participam do JEMG estudantes-atletas do ensino fundamental e ensino médio dos 853 municípios mineiros. As modalidades realizadas na cidade foram de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez. A atleta-estudante são-joanense Lavínia Isabele de Oliveira, 14, da escola Escola Estadual Garcia de Lima, afirmou que “o melhor é saber que você vai participar de um grupo,  dependendo de todo mundo como uma equipe. Isso é muito bom porque dá pra saber que você tem a colaboração de todos”.

O evento envolve profissionais ligados à educação física, como professores e juízes, e também de outras áreas como saúde. Segundo Érica Cristina de Souza, 38, enfermeira e professora do Uniptan, “o esporte vem para contribuir e agregar para a saúde dos jovens e adolescentes, além de tirá-los da rua, onde poderiam estar realizando qualquer outra atividade que não seja legal, como drogas e álcool”.

Atletas de handebol feminino em disputa no JEMG 2018. – Foto/VAN: Rafael Nascimento

O JEMG é o evento esportivo-social de maior importância do estado. Os resultados desta segunda etapa selecionam as escolas e estudantes-atletas para o regional, que ocorrerá entre 25 a 30 de junho. Além disso,  também indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.

Texto/VAN: Lara Aquino e Rafael Nascimento
Foto/VAN: Rafael Nascimento