Voluntários se mobilizam para arrecadações em 250 supermercados do país, dentre eles, quatro de São João del-Rei

Sábado (05) é o Dia Nacional de Coleta de Alimentos. Esta é a 11ª edição, e 56 cidades do país estão participando. Todos os alimentos arrecadados serão distribuídos entre entidades assistenciais, cadastradas pela Equipe de Voluntários.

As cidades brasileiras, que realizam a Coleta, se concentraram na mobilização dos voluntários, nos supermercados, para que consigam a adesão de apoiadores e parceiros locais. Em São João del-Rei, os supermercados Bahamas, Esquinão, Monterey e Sales já confirmaram a participação na campanha.

Dia Nacional da Coleta de Alimentos acontece dia 5 de Novembro em São João del-Rei - IMAGEM: Organização
Dia Nacional da Coleta de Alimentos acontece dia 5 de Novembro em São João del-Rei – IMAGEM: Organização

Em 2015, foram arrecadadas quase 3 toneladas de alimentos na cidade dos sinos. Os mantimentos foram doados para dez entidades da cidade e região. Segundo Dener Silva, um dos organizadores da campanha, neste ano, os alimentos vão ser doados para 14 entidades. “Apesar de ser um ano de crise econômica e política, acreditamos que a generosidade do povo são-joanense continuará a nos surpreender”, acredita Dener, quanto à expectativa para a ação.

O voluntário, Rodolfo Batista, participa do Dia Nacional de Coleta de Alimentos, desde a primeira edição, em São João del-Rei, em 2009. De acordo com ele, sua primeira participação foi uma espécie de “desafio” entre amigos: doar parte de um sábado para coletar alimentos em um supermercado. Ele conta também que planejava ficar apenas uma hora no supermercado coletando as doações, mas acabou ficando a tarde toda. “Foi muito gratificante e divertido o contato com as pessoas ao longo do dia. Você vê de tudo: gente de boa vontade; gente que não quer conversar; crianças ajudando; curiosos”, explica..

O gesto traz como lema “compartilhar as necessidades para compartilhar o sentido da vida”, o que fez o publicitário, Derval de Oliveira Braga Junior, se interessar e virar voluntário. “Para mim é a possibilidade de encontrar pessoas que compartilham o mesmo ideal de vida”, afirma. Braga Junior ainda diz que colocar a caridade antes de tudo é essencial para que alcancemos um mundo mais unido e com menos miséria.

Como ajudar na campanha

Veja quem pode participar e contribuir com a Coleta Nacional de Alimentos:

IMAGEM/VAN: Laila Zin
IMAGEM/VAN: Laila Zin

Sobre o Dia Nacional da Coleta de Alimentos

Desde 2006 a Coleta é realizada em todo o país. De ano em ano, voluntários abordam os clientes de supermercados convidando-os a participarem da campanha. As instituições assistenciais recebem os alimentos de acordo com a demanda de utilização dos mantimentos, e devem estar cadastradas.

São diversas empresas parceiras da Coleta de Alimentos, como supermercados, permitindo a abordagem de seus clientes, os Bancos de Alimentos, que recebem as doações e instituições privadas, que financiam o material de divulgação da ação.

TEXTO/VAN: Victor Zanola

Salvar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.