A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), juntamente com a Fundação Estudar, traz pela primeira vez a São João del-Rei, o Laboratório LabX. Esse projeto, promovido pela Fundação Estudar, visa promover programas de formação de líderes de diferentes áreas do conhecimento, para graduandos ou recém formados.“Esse projeto auxilia os estudantes de várias formas: Networking com pessoas da própria cidade das mais diversas áreas, além de conhecimento prático e teórico de liderança e inspiração com gente de São João Del Rei”, afirma André Rozenbaum Siqueira, cientista do estado e também um dos coordenadores do projeto.

Criada há mais de 20 anos, a Fundação Estudar é uma instituição sem fins lucrativos, que possui o objetivo de capacitar jovens talentos, ensinando-os a agir e pensar sobre o mercado de trabalho brasileiro.

O LabX foirealizado para que alunos participantes possam interagir e viver novas experiências. “Os alunos terão a oportunidade de desenvolver seu potencial por meio de um material que será fornecido; debates, jogos e a visita de um convidado especial”, declara Aline Robles de Moura Arguelho, coordenadora do LabX em São João del- Rei e atual graduanda de Engenharia Elétrica pela UFSJ.

Extrapolando as fronteiras nacionais, essa iniciativa almeja atingir estudantesbrasileiros que estão em grandes universidades do exterior: MIT, Harvard, Stanford, Columbia, entre outras.“O LabX será realizado pela primeira vez em São Francisco, Nova York e Boston”, declara Siqueira.

O laboratório será dividido em dois módulos. O primeiro terá início no dia 28 de setembro e o segundo módulo começará dia 01 de novembro, cada um com duração de oito horas. A coordenadora Aline ainda completa:

– “Qualquer estudante, de qualquer curso, que tenha real vontade de ser um jovem transformador, tanto da sua vida, quanto da sua comunidade e do seu país, que queira ter um diferencial e lutar pelo seu sonho, pode participar”.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de setembro. A taxa de participação do laboratório é de R$150, porém há vagas reservadas para aqueles que precisam da isenção total ou precisem de subsídio para arcar com a taxa.

Texto: VAN/ Déborah Vieira e Leonardo Duque