Fiéis se dedicaram a homenagear São Francisco de Assis. O Santo é protetor dos animais, o que resultou em uma bênção especial para os bichinhos.

 

No dia 04 de Outubro, ocorreu o encerramento da novena em comemoração ao dia de São Francisco de Assis na paróquia dedicada a ele no centro da cidade. A data homenageia uma das personalidades santas mais admiradas pela comunidade católica no dia de sua morte; o padroeiro dos animais e da natureza, também conhecido por ser o santo dos pobres. A programação contou com missas, benção dos animais, trânsito e procissão.

Andor de Santa Clara
Andor de Santa Clara.

Fiéis compareceram em diferentes horários do dia para rezar e pedir a benção do santo conhecido por desposar a pobreza e amar todas as criaturas feitas por seu Deus. Por isso, no dia 4 de outubro também se comemora o dia dos animais e da natureza. A senhora Eliana Araújo Moreira falou da importância de benzer os animais “Eu sou católica desde pequena, tenho muita fé, e gosto de trazer minha cadelinha para benzer todo ano porque sou franciscana da Congregação de São Francisco e acho importante para que ela tenha saúde e possa ser protegida de perigos”.

As programações se realizaram na parte da tarde e à noite, dando início às 15:00 horas com a  benção do trânsito da morte de Francisco.Em seguida às 16:00 horas, na benção dos animais, a igreja foi tomada por uma grande quantidade deles, em sua maioria cães, acompanhados de seus donos. Já às 19:00 houve a missa solene, presidida pelo Bispo diocesano Dom Célio ,que contou em sua homilia sobre a vida e a missão recebida por São Francisco de transformar a igreja em sua época.

O tema da novena segundo o Frei Gilberto foi, “Vai Francisco e reconstrói a minha igreja”. Ele explica que o tema faz referência não a igreja pedra e sim a igreja povo , ele diz  “Nós como Franciscos devemos ser essa igreja de saída, levar o evangelho aonde ninguém quer levar, nas periferias, lugares afastados, longe da nossa comunidade”.

Andor de São Francisco de Assis, cachorro e sua dona
Fiéis levaram seus animais para serem abençoados.

Maria de Assunção de Oliveira, uma das primeiras a participar da Sociedade Protetora dos Animais de São Francisco disse, “ A benção é um sacramento que é um modo de dizermos que os cachorros e demais animais são dignos de atenção, então é algo muito simbólico, uma maneira da gente manifestar o amor que temos por eles , eles merecem, e eu procuro dar o máximo de assistência possível.” Ela possui uma fazenda onde cuida de animais abandonados, na maioria cachorros e até animais silvestres, “ Sou feliz assim, faço esse trabalho há muitos anos, e não me recuso a contribuir, mesmo que seja com pouco”.

Missa em homenagem á São Francisco de Assis
Missa em homenagem a São Francisco de Assis.

Logo após a missa solene, houve a procissão com os andores do santo homenageado e de Santa Clara, conhecida por ter desapegado de sua riqueza a exemplo de São Francisco para seguir sua fé. Na chegada da procissão, ocorreu o hino litúrgico do Te Deum e a benção do santíssimo sacramento.

 

Texto/VAN: Bárbara Morais, Júlia Ribeiro
Fotos/VAN: Bárbara Morais, Júlia Ribeiro

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.