Mostra, que tem duração de 5 dias, exibe filmes centrados em importantes figuras femininas do país

Exibições começam na segunda, dia 31.

Acontece, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, a  1ª Semana UFSJ de Cinema Brasileiro, realizada no Centro Cultural Solar da Baronesa em São João del-Rei. A estreia do projeto terá como tema “Mulheres que fizeram história” e vai exibir um total de 5 filmes centrados em importantes figuras femininas.

“A ideia é exibir filmes durante uma semana em cada mês, sempre com um tema diferente” conta Diego Alexandre, curador do evento e estudante de Jornalismo da UFSJ. “Tenho amigas envolvidas em movimentos feministas e recebi total apoio para a adoção do tema desta edição” conta o estudante.

Segundo Alexandre, já haviam sido realizadas duas sessões testes no ano passado, mas essa é a primeira vez em um formato de 5 dias seguidos.  “A ideia é de divulgação de filmes brasileiros pouco conhecidos. Filmes importantes, que ganharam prêmios, são reconhecidos internacionalmente, mas que, por não terem sido lançados em DVD, acabaram ficando esquecidos.”

A programação do evento conta com os filmes: “Leila Diniz” (1987) na segunda-feira, dia 31/08; “Zuzu Angel” (2006) na terça-feira, dia 01/09; “Carmen Miranda: Banana Is My Business” (1995) na quarta-feira, dia 02/09; “Luz Del Fuego” (1982) na quinta-feira, dia 03/09; “Cássia Eller” (2014) na sexta-feira, dia 04/09. Sempre às 17 horas.

A Mostra de Cinema Brasileiro tem apoio do 5ª Cultural, projeto de extensão da UFSJ. O evento acontece às 17 horas e é aberto ao público, com emissão de certificado para estudantes da Universidade. Não é necessário se inscrever previamente para participar.

TEXTO/VAN: LUCAS MARANHÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO