Evento é realizado entre os dias 16 e 19 de maio

FOTO: Divulgação

O curso de Comunicação Social/Jornalismo  da Universidade Federal de São João del-Rei foi contemplado em edital para realizar a 5ª edição da Semana Acadêmica de Jornalismo. O evento, realizado pela UFSJ, é uma iniciativa do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS) em parceria com a Vertentes Agência de Notícias (VAN UFSJ), Mosaico Comunicação Jr., Quinta Cultural e os cursos de Letras e Teatro, e acontece entre os dias 16 e 19 de maio no Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN).

O tema do evento deste ano é “A democratização da mídia e os novos meios do fazer jornalístico.” O CACOS justificou a temática, explicando que “a mídia nunca passou pela democratização de seus meios, de maneira que tornasse possível a abertura de espaço para a propagação de diferentes vozes e classes, para exposição do contraditório e que fosse de real utilidade pública.”

FOTO: Divulgação

Na programação de segunda-feira (16), estão inclusos uma roda de conversa, às 17h; cortejo teatral, às 18h 30min; mesa de abertura do evento, às 19h, e uma mesa redonda abordando “A evolução dos veículos de comunicação rumo às novas mídias”, às 19h 30min.

Na terça-feira (17), às 19h 30min, haverá uma mesa redonda sobre “A Democratização da mídia”.

Quarta-feira (18), às 16h, acontece uma sessão comentada de cinema e, às 19h, uma mesa redonda com o tema “Jornalismo que faz arte”.

Quinta-feira (19), o Quinta Cultural realiza um especial de encerramento.

Durante a Semana Acadêmica, vão ser oferecidas oficinas de Photoshop, locução e webdocumentário.

Nesta quinta edição, o evento contará com nomes como Richardson Pontone (UEMG), Daniella Zupo e Leandro Lopes, ambos da Rede Minas, Rafaella Dotta (Brasil de Fato), Nilmário Miranda e Daniel Perini, ambos da Secretaria de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais.

2015: O mercado de trabalho e suas possibilidades

FOTO: Divulgação

Na última edição da Semana Acadêmica (2015) a proposta foi aproximar os alunos do curso com o mercado de trabalho e mostrar como o meio é diversificado. A programação contou com palestras, bate-papo, mesa redonda e oficinas.  A jornalista Mariane Fonseca realizou uma conversa com o público durante o pré-evento sobre a profissão do jornalista e os desafios.  A jornalista da TV Integração, Érica Salazar, contou sobre sua experiência em uma palestra. A blogueira Camila Villas e o criador do canal da Universidade Capenga, Sérgio Ribs, falaram sobre os novos caminhos que a internet abriu para profissionais da comunicação.

Os alunos puderam participar de oficinas, além das diversas atrações culturais, como a apresentação da cantora Laura Cândida, e do grupo de dança Murundum. Quem passou pelo hall do Reuni I, também pôde ver exposições de trabalhos e projetos do curso.

Importância das Semanas Acadêmicas

A aluna do curso de Comunicação Social na UFSJ, Clara Fernandes, afirma que a Semana Acadêmica é fundamental para que os alunos consigam visualizar perspectivas de trabalho, e levar conhecimentos adquiridos em sala a outros níveis de entendimento e debate. “É na Semana Acadêmica que nós vamos poder discutir e aprender o que é ser jornalista nos dias de hoje.” Para Fernanda Almeida, também aluna do curso, o contato com outros profissionais é fundamental para que os estudantes se preparem para o mercado de trabalho.

A integrante do comitê de organização da Semana Acadêmica de Psicologia, Nívea Ferraz, explicita que as semanas acadêmicas são de suma importância no processo de formação dos estudantes e, sobretudo, de apropriação de conhecimento e experiências diversificadas. “As temáticas abordadas nos minicursos e nas oficinas, por exemplo, geralmente não são contempladas de forma aprofundada pelo currículo da Universidade. As semanas acadêmicas permitem abertura para novas possibilidades de atuação e pesquisa.”

Nívea ressalta que esses momentos são interessantes para todo o público universitário, não apenas para o público do curso que realiza o evento. De acordo com a estudante, esses encontros devem  ser interdisciplinariedade e promover a integração e a visibilidade sobre questões fundamentais de diferentes áreas.

Katia Hallak Lombardi, coordenadora do curso de Comunicação Social, considera as trocas, os debates e o trabalho em conjunto aspectos primordiais para o desenvolvimento e fortalecimento dos cursos e do país. A Semana Acadêmica é o momento em que alunos, professores, técnicos e profissionais se reúnem para trocar experiências, aperfeiçoar e desenvolver conhecimentos em áreas específicas e debater temas pertinentes ao nosso contexto, promovendo, também, a confraternização entre todas as partes da comunidade acadêmica”, afirma.

Para maiores informações, acesse a página do evento.

TEXTO/VAN: Juliana Galhardo