“A iniciativa traz de volta a beleza e a glória do teatro à cidade”. Foi o que afirmou Juliana Mota, professora de Teatro da UFSJ, sobre a 1° Semana de Popularização do Teatro, que acontecerá do dia 30 de abril a 3 de maio, no Teatro Municipal de São João del-Rei. O evento, que tem o intuito de aproximar o público das peças teatrais com preços mais acessíveis, vai contar com um cortejo de abertura, a partir das 19h, com os grupos Maracatu Raízes da Terra e TeAtro-Pele, além do Coletivo Café com Birutas.
Durante todo o evento, a exposição fotográfica Corpo e Memória, de Marlon de Paula, poderá ser apreciada. Na quinta-feira (30), a Oficina de Teatro Entre & Vista, de Tiradentes, iniciará a Semana com o espetáculo “O País do Desejo do Coração”. A tarde de sexta-feira (01) será agraciada com o espetáculo “A Menina e o Trem da Estopa”, da Companhia Abrupta de Teatro. Quanto à noite, a Companhia Detalhes de Teatro apresentará a peça “Navalha na Carne”. No sábado (02), o Teatro Municipal receberá a Companhia Fofocas de Teatro, de Barroso, com o espetáculo “Quando Caem as Folhas” e a Companhia Mundo Cênico de Teatro, com a peça “Na Ponta do Pé”. No último dia do evento, a Companhia Teatral ManiCômicos – Teatro da Pedra irá apresentar “A Fada, A Flor e a Princesa”, enquanto o Centro Cultural Casa do Teatro, de Conselheiro Lafaiete, encerrará o evento com o espetáculo “Casa das Tias”.

Algumas das peças a serem exibidas serão interpretadas e encenadas pelos estudantes da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). As alunas do curso de Teatro da UFSJ, Flora Cunha Lucena e Luana Chaves Pinto, mostraram-se animadas para assistir as peças dos colegas e levantaram a questão da valorização do trabalho dos artistas. “Mesmo com um preço simbólico, as pessoas precisam ver que fazer teatro também é trabalho”, comentou Flora. Para Luana, a semana também é um meio de motivar os alunos do curso:
– “É um incentivo para o pessoal do curso criar peças novas e mostrar que podem ir além da sala de aula, fazendo a peça se tornar um verdadeiro espetáculo.”
A professora Juliana Mota finalizou comentando que “a vida de uma cidade muda quando há nela estudantes desse curso e que a Semana de Teatro traz oportunidades para que os alunos se apresentem e mostrem o que vêm trabalhando na universidade”.
Os ingressos serão vendidos a seis reais (três reais para estudantes), a partir de segunda-feira (27), na bilheteria do Teatro Municipal, de 8h às 12h e de 14h às 17h.
Texto: Rafaela Domingueti
Imagens: Prefeitura de São João del-Rei