Paulo Carvalho

Foto: Reprodução

O programa Segundo Tempo UFSJ surgiu através de um convênio entre o Ministério do Esporte e a Universidade de São João Del Rei. As atividades são realizadas pelo departamento de Ciências da Educação Física e Saúde, no Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN).

São oferecidas sete modalidades em horários diferenciados, sendo que o aluno pode optar por modalidades individuais ou coletivas. Ao todo são 300 vagas distribuídas entre futebol de campo, futsal, dança, vôlei, tênis de mesa, badminton e natação.

O Segundo Tempo UFSJ visa incentivar os alunos à prática esportiva  para melhoria na qualidade de vida. Torna-se um espaço de democratização da cultura do Esporte. Além disso, oferece ao aluno condições adequadas para uma prática esportiva educacional de qualidade. Contribuir para a integração social e para a melhoria das capacidades físicas e motoras dos alunos inscritos são os objetivos do programa.

Segundo Renato Sampaio, professor de Educação Física e proponente do projeto, para realizar as inscrições o aluno deve seguir algumas etapas. “O aluno deverá nos enviar um email com seus dados pessoais para segundotempoufsj@hotmail.com. Após a confirmação do recebimento do email feita por nós, o aluno deverá comparecer ao Departamento de Ciências Físicas e da Saúde (DECEFIS) para preencher uma ficha de inscrição pessoalmente e estabelecer o horário escolhido de acordo com as modalidades oferecidas”, explica Sampaio.

Ana Zanoti, aluna de educação física e monitora de natação, fala sobre a prática esportiva: “O programa Segundo Tempo UFSJ não visa formar atletas para competições. Ele apenas proporciona a prática esportiva como fator fundamental na qualidade de vida dos alunos”.

Segundo ela, “é muito importante salientar isso para que, ao se inscrever, o aluno fique ciente de que não existirá a busca por resultados competitivos e sim melhorias na saúde e bem estar dele. Em natação, tivemos alunos que nem sabiam nadar e, hoje, já são capazes de praticar algumas modalidades de natação. Essa conquista é importante tanto para nós, a equipe do Segundo Tempo, quanto para os alunos”.

A prática regular de exercício já proporciona inúmeros benefícios para a saúde dos alunos inscritos.
Rafaela Marques, aluna de psicologia e praticante de natação, afirma: “Minha respiração melhorou, sinto que já tenho muito mais fôlego, mais ânimo para as demais atividades acadêmicas. Sinto-me mais disposta e uma melhoria significativa na minha qualidade de vida. Antes não realizava nenhuma prática esportiva. Hoje, com o Projeto Segundo Tempo, isso é possível. E o melhor: de forma gratuita!”, afirma.