Fernanda Rezende                    10 de Abril de 2013 | De São João del Rei
Ciclo de debates / Foto: VAN

Do dia 1º ao dia 4 de abril, os campi CTan e Dom Bosco da Universidade Federal de São Joao del-Rei foram palcos para o Segundo Encontro de Comunicação Regional do Campo das Vertentes. O evento propôs um amplo leque de atividades e contou com a presença de alunos, de profissionais da mídia local, de professores universitários, além de autoridades, como a vice- prefeita do município Cristina Lopes.

O objetivo do encontro, segundo a professora do curso de Comunicação Social Dra. Filomena Bomfim, foi reunir a mídia da região das Vertentes e aproximá-la dos estudantes do curso de Jornalismo. “O curso de comunicação foi criado há quatro anos em São João del-Rei, mas a mídia local já existe há bastante tempo. Os jornalistas da região podem compartilhar as experiências vivenciadas nos jornais das Vertentes para os alunos que estão se formando e estão voltados para o mercado dos grandes centros, dando a eles uma noção de como se trabalha com jornal local. Já os estudantes podem transmitir aos jornalistas o aprendizado adquirido na formação da carreira acadêmica, constituindo, assim, uma troca de conhecimentos”, afirma.
     O evento, para Filomena Bomfim, cumpriu em parte as expectativas, deixando a desejar em alguns aspectos. “A mídia local teve uma presença dispersa. Eles vieram ao longo do dia 4, mas não se manifestaram. Muitas vezes não sabíamos da presença deles, sendo assim, não conseguimos dar a devida atenção. Queríamos também que eles participassem da cerimônia de encerramento, onde iríamos apresentar o projeto de extensão, além de provocar a aproximação dos alunos com os jornalistas locais”, ressalta a professora. O encontro foi além da Comunicação Social, contando com a presença de alunos de outros cursos, como Letras, Engenharia e História. “O evento foi muito bom. Agora o nome da VAN foi promovido na Universidade, já que os alunos são nossos agentes”, destaca.
Curso de infográfico com a Prof. Alessandra de Falco / Foto: VAN

Três cursos integraram a programação do evento: Edição de vídeos, Infográficos e Produção de Texto. Foram exibidos curtas metragens produzidos por alunos do quarto período de Jornalismo e documentários dirigidos pelos estudantes André Neves, Thiago Morandi e Carol Argamim, que também cursam Comunicação Social. Além disso, foram apresentados workshops organizados pelos alunos do segundo período. “O evento foi muito proveitoso, acrescentou bastante no currículo acadêmico”, diz aluno de jornalismo, André Salmerón. Segundo a aluna de Comunicação Social Stephanne Fernandes, o evento contribuiu bastante para que os profissionais do Campo das Vertentes pudessem conhecer o trabalho dos futuros jornalista. “Foi importante para divulgarmos o nosso aprendizado e mostrar e que podemos ser úteis para eles”, ressalta.

O Segundo Encontro de Comunicação Regional contou ainda com um Ciclo de debates sobre a história do jornalismo no campo das Vertentes. A atividade teve a presença das professoras do curso de letras Dra. Eliana Tolentino, que falou sobre o jornal do poste, Dra. Mariângela Araújo, que comentou sobre o jornal Pátria Mineira e Dra. Melissa Boechat que discutiu a importância da fotografia no jornalismo regional, abordando-a como tipo de narração. “O ciclo de debates foi importante porque promoveu a interdisciplinaridade no evento. Os professores de jornalismo aliados aos docentes da Letras falaram sobre o jornal da região e sobre pesquisas que foram desevolvidas no curso de Letras”, disse Filomena Bomfim.