Várias atividades ligadas ao canto e à saúde da voz foram realizadas durante a Semana da Voz no Conservatório Estadual de Música (CEM) Padre José Maria Xavier em São João del-Rei

A Semana da Voz 2018 trouxe para o Conservatório Estadual de Música (CEM) Padre José Maria Xavier vários profissionais ligados à saúde vocal e à prática do canto. Foram abordados assuntos relacionados à técnica e à saúde da voz, de interesse não só de profissionais do canto, mas também de qualquer pessoa que trabalhe profissionalmente com a voz, como professores, repórteres ou mesmo quem trabalha em ambientes com muito ruído.   O evento, que terminou nesta última sexta (15), foi realizado pelos professores da área de canto do CEM em parceria com o Departamento de Música da UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei, oferecendo palestras, oficinas e recitais abertos à comunidade.

A professora de canto do CEM, Elisabete Mendonça (45), foi uma das organizadoras e idealizadoras do evento, juntamente com os 7 professores da área de canto. Ela ressalta a parceria com a UFSJ por meio do Departamento de Música, do qual participaram quatro professoras das áreas de canto e educação musical. Além destes, também estão envolvidos professores de outros instrumentos como flauta, violão, piano e contrabaixo, incentivando a interação entre as áreas.

Segundo Elisabete o evento já teve outras edições mas não é realizado há muitos anos. Assim surgiu a iniciativa de resgatá-lo e movimentar a área da voz, contando com apoio da direção e vice direção do CEM. Sobre a  participação dos alunos na Semana da Voz traz ela destaca que: “os alunos participam intensamente e vem assistir, cantar e tocar nos eventos, o que é muito importante e significativo, e todo mundo sai ganhando”.

Luciano de Barros (29), professor de canto e piano do CEM, conduziu uma Masterclass de canto na manhã de quarta-feira (13). Para ele, a Semana da Voz é de grande importância, pois trata de assuntos que são de interesse para qualquer um que trabalhe intensamente com a voz como professores e jornalistas. “O evento trata de questões de técnica e cuidado tanto para a voz falada quanto para voz cantada e também dos tipos de treinamento, técnicas e exercícios para manter a saúde vocal” diz Luciano.

O Coral de Mães da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais também se apresentou na quarta (13) sob a orientação e regência da professora Maria Amélia Viegas, do Departamento de Música da UFSJ. Maria Amélia disse que já são três anos de trajetória, no princípio era uma atividade feita para reforçar o trabalho com os filhos, mas acabou se tornando um coral por demanda das próprias mães. Ela exalta as qualidades do canto como uma atividade que causa bem estar físico e emocional, além da promoção de auto identidade.

Apresentação do Coral APAE São João del-Rei, sob regência da Professora Maria Amélia Viegas (UFSJ) durante a edição 2018 da Semana da Voz do CEM (Foto/VAN: Lorene Souza)

O encerramento da Semana da Voz se deu durante a manhã de sexta (18) com a fonoaudióloga Márcia Ross, que apresentou uma palestra sobre saúde vocal. Ela abordou temas variados como técnicas preparatórias para o uso da voz, de tratamento e prevenção. Segundo Márcia, os fatores que prejudicam a voz são; o uso excessivo- falar muito alto ou por longos períodos de tempos, adversidades naturais ou climáticas – frio ou poeira, por exemplo, má alimentação, uso de álcool ou drogas, entre muitos outros.

Da esquerda para a direita: professoras Elisabete Mendonça e Gina Biavati (Canto-CEM), fonoaudióloga Márcia Roos e Professor Daniel Della-Savia (Foto/VAN: Lorene Souza)

O projeto de lei nº 1.128-F do ano de 2003 criou o Programa Nacional de Saúde Vocal do Professor da rede pública de ensino, que prevê medidas educativas, preventivas e terapêuticas para estes profissionais. A fonoaudióloga Márcia Ross orienta na cidade grupos de atendimento em saúde vocal pelo SUS, não só de professores mas também de cantores. Esses grupos têm caráter preventivo e para participar é necessário o encaminhamento de um otorrinolaringologista. Sobre este trabalho Márcia explica que: “são cinco ou seis sessões feitas em grupo que  acontecem no setor de fisioterapia do SUS. Durante as sessões dou dicas, ensino a usar recursos preventivos para o cuidado com a voz”.

Texto/VAN: Rafael Nascimento
Colaboração: Lorene Souza