Evento estadual contou com a presença de várias autoridades, entre elas o governador Fernando Pimentel

Abertura do 7º Fórum Regional do Governo do Estado.

São João del-Rei recebeu na sexta, 31, o 7º Fórum Regional do Governo. O evento, que ocorreu no Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del-Rei, visa a incluir a população na discussão de políticas públicas para o estado. Vários políticos, autoridades e representantes de movimentos estiveram presentes no local, entre eles o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

O secretário do Governo do Estado, Odair Cunha, explicou o objetivo dos fóruns: “Nós buscamos, com os fóruns, consolidar a participação popular como instrumento que possa fortalecer e democratizar a política, além de fazer com que o governo esteja presente nas mais diversas regiões do estado”.

Os fóruns regionais vêm de uma proposta do Governo Estadual que dividiu o estado em 17 territórios. São João del-Rei se encontra no Território Vertentes, composto por outros dois Microterritórios, Barbacena e Conselheiro Lafaiete, que abrigam 50 munícipios.

“Dividimos o estado em dezessete territórios e convidamos as lideranças da região, sejam elas sociais, políticas, religiosas e também os trabalhadores para discutir as demandas das regiões e suas prioridades” comentou Fernando Pimentel.

A reitora da UFSJ, Valéria Kemp, também prestigiou o evento. Em seu discurso, comentou sobre a importância da universidade estar ligada às questões político-sociais da sociedade.“Nós somos uma universidade pública, portanto é um espaço que deve ser sempre aberto para discussões importantes para a população. É importante que a gente esteja junto à comunidade, então para nós é uma honra sediar um evento como este”.

Moradores de toda a região do Território Vertentes fizeram parte do público do Fórum. A auxiliar de lavanderia, Mariselia Maia Chaves, veio de Resende Costa para ouvir as propostas:

“Acho o evento muito importante, pois é um espaço em que temos uma participação política. Aqui nós podemos trazer todos os problemas que vemos nas nossas comunidades para buscar uma solução”.

Por outro lado, o Coordenador de Futebol da Secretaria de Esporte de São João del-Rei, Márcio José dos Santos, diz sentir falta de maiores debates sobre o campo dos esportes em geral, já que, para o coordenador, a maior atenção é dada a área política. “O esporte é sinal de sáude, então, se você não pratica esporte, você não tem saúde. Quando se fala em esporte, também se fala em saúde”, finaliza.

Na próxima reunião do Fórum, serão eleitos os representantes da região que vão levar as propostas da população ao governo do Estado. As agendas estão sendo disponibilizadas no site www.forunsregionais.mg.gov.br .

TEXTO/VAN: Richardson Freitas e Leonardo Duque

Foto: Richardson Freitas