Segundo pesquisas realizadas no Brasil pelo grupo Ipsos, 28% das pessoas tem procurado comer menos carne. Esse fator pode ser creditado aos resultados alarmantes sobre as doenças geradas pelo consumo excessivo de carne. “A escolha de uma vida saudável é o que está motivando o aumento contínuo de vegetarianos” é o que afirma a nutroterapeuta Lia Pavanelli, que recentemente inaugurou em São Jõao del Rei o primeiro reastaurante especializado em pratos vegetarianos e veganos da cidade: o Espaço Aion.
Nascida em São Paulo e residente em São João del Rei há sete anos, Lia que é formada em nutroterapia. Ela acredita que o aumento da procura de alimentos saudáveis é consequência de uma conscientização sobre os perigos que uma vida desregrada pode gerar. Segundo ela, pesquisas médicas comprovam que pessoas vegetarianas tem menos chances de sofrer problemas relacionados ao câncer de intestino e ao diabetes precoce.
Lia conta que o cardápio vegetariano é mais prático de ser preparado devido a variedade de ingredientes disponiveis para suprir de maneira satisfatória os nutrientes da carne, uma vez que a vitamina B12 –  que é essencialmente animal – pode ser obtido por meio de outros elementos.
A alimentação natural chegou no Brasil por meio da Macrobiótica, logo em seguida o movimento Hare Krishna teve facilidade de difundir o vegetarianismo.  Nos últimos anos, surgiram os veganos, esse grupo chama atenção da sociedade para a manipulação da indústria alimentícia e dos mais tratos aos animais. De acordo com Lia, o veganismo vem adquirindo visibilidade e respeito, já que possui um viés conscientizador. 

Pavanelli ressalta a significativa receptividade que o restaurante tem recebido, já que busca suprir as expectativas naturistas em uma cidade tradicional. Por isso mesmo, tem conseguido a adesão não só dos vegetarianos, como também dos onívoros (aqueles que  consomem vegetais e produtos animais em geral), desde que saibam da inexistencia de carne na alimentação  oferecida.
VAN/Ana Claudia Lima; Nayara Oliveira
Foto: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.