Cidade ainda não conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

Post 1

A vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) é destinada às meninas com idade de 9 a 11 anos, independente de terem iniciado ou não a vida sexual. A imunização é importante para prevenir o câncer de colo de útero, doença que mata cerca de oito mil mulheres por ano no Brasil.

Em São João del-Rei, até o mês de novembro de 2015 cerca de 1.623 meninas já haviam sido imunizadas, porém, a coordenadora do Departamento Epidemiológico, Eliene de Freitas, afirmou que a cidade ainda não conseguiu atingir a meta de vacinação da segunda dose estabelecida pelo Ministério da Saúde:

“Na verdade desde o ano passado, quando se iniciou a vacinação, a gente não consegue atingir o que se espera da segunda dose. A gente, normalmente tem o percentual de adesão inferior do que se preconiza”, explica.

A coordenadora também chama atenção para a importância da apresentação do cartão de vacina das jovens, que pode ser atualizado no momento em que for tomar a vacina do HPV: “A gente adotou como estratégia a vacinação do posto, porque a menina tem várias outras vacinas que ela precisa tomar. Então essa vacinação é importante para aproveitar e atualizar o cartão de vacina, a gente está falando de HPV, mas existem várias outras vacinas, no calendário, que são tão importantes quanto”.

A estudante Victoria Resende, de apenas 11 anos, disse que já garantiu as duas doses e tem consciência da importância dessa vacinação, para evitar uma possível doença no futuro. A estudante ainda incentiva as outras meninas a fazerem o mesmo: “A vacina pode doer sim, mas é muito importante prevenir, principalmente para não termos problemas quando maiores” declara a jovem.

A vacina do HPV não possui uma data específica para vacinação e faz parte do calendário o ano todo, podendo ser encontrada na policlínica de Matozinhos e no Núcleo Materno Infantil. Para maiores informações, você pode entrar em contato com o Núcleo pelo número 3373- 4431.

TEXTO/VAN: AMANDA RODRIGUES

FOTO: DIVULGAÇÃO/MINISTÉRIO DA SAÚDE