A cidade recebeu a segunda etapa e viu o time de basquete do Athletic se classificar para a próxima fase

A segunda fase do JIMI ( Jogos do Interior de Minas Gerais) aconteceu dos dias 6 a 10 de setembro nas cidades de Itabira, Montes Claros, Pitangui e São João del-Rei. Foram realizadas competições de futsal, handebol, vôlei e basquete e 91 cidades diferentes tiveram representantes no evento. Na classificação geral, São João del-Rei ficou em terceiro lugar.

Entretanto, o único classificado são-joanense para a próxima fase do JIMI foi o time de basquete masculino do Athletic. O atleta César Willer sabe que o caminho será difícil mas já projeta a sequência na competição: “O grande desafio é alcançar o título de campeão estadual, mas os desafios são enormes frente às melhores equipes de cada região que irão a Lavras em Outubro, e algumas destas equipes são formadas por profissionais, ex-profissionais e jogadores de clubes, elevando o nível da competição e ao mesmo tempo tornando nossa jornada mais árdua”

O programa Jogos do Interior de Minas Gerais é organizado pelo governo do estado e desenvolvido pela Secretaria do Estado de Esportes com apoio das prefeituras municipas de cada cidade. O objetivo do evento é fomentar a prática de esportes, possibilitar a classificação técnica, promover a integração esportiva, aprimorar a gestão esportiva e estimular o potencial econômico, cultural e turístico do interior do estado.

Reprodução (Foto- Felippe DrummondSEESP)
Foto: Reprodução/ Felippe Drummond

A praticante de taekwondo Thais Dornelas, conta que conheceu o JIMI através de uma amiga e que quer participar da próxima edição para se desafiar: “Eu gosto de sempre me manter em movimento, sempre achei legal essas coisas e faz bem para a saúde” conta.

O interesse em participar de uma competição como o JIMI pode surgir ainda na escola. A professora de educação física Luana Neves vê como muito importante o estímulos a atividades assim não apenas pela competição: “A primeira importância que percebo é a saúde biológica e psicológica. Movimentar o corpo é algo inerente a todo ser humano e precisa ser trabalhado. […] pelo esporte é possível conhecer a própria cultura e história, e das outras populações.[…] mediante o esporte, a criança e adolescente aprende e ensina valores variados, exerce e cumpre seus direitos”

A próxima fase do JIMI, a etapa estadual, acontecerá em Lavras do dia 11 a 15 de outubro e terá representante de 39 municípios diferentes. Além do futsal, vôlei, basquete e  handebol já disputados nas outras fases, a etapa estadual contará também com: atletismo (paralímpico e convencional), natação (paralímpica e convencional), ciclismo speed, ciclismo mountain bike, judô, karatê, taekwondo, xadrez, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas.