A campanha tem início neste sábado (11). A vacina será disponibilizada de forma gratuita  para o município de São João del-Rei e outros 45 distritos rurais da região

Organizada pelo Ministério da Saúde e executada pelo município de São João del-Rei, a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica tem o objetivo de prevenir cães e gatos do vírus da raiva. A doença pode ser transmitida para humanos pela saliva dos animais por meio da mordida ou pelo contato direto com a mesma.

A raiva é causada por um vírus e seus sintomas são: encefalite progressiva aguda e inflamação em parte do sistema nervoso central. A taxa de mortalidade é de aproximadamente 100%, sendo muito raros os casos de cura, o que justifica a grande importância dessa campanha.

A aplicação da vacina será dividida em duas etapas, abrangendo a zona rural (11 e 25 de agosto) e a zona urbana (1 e 15 de setembro). De acordo com o setor de zoonoses da prefeitura de São João del-Rei, a meta é imunizar 12,3 mil cães e 1,3 mil felinos, de forma gratuita.

Nos dias dedicados à realização da campanha, haverá postos demarcados pelo perímetro urbano e rural do município. Para localizar a zona de vacinação e os horários adequados para sua região, basta entrar na página do Facebook do setor de zoonoses de São João del-Rei ou ligar no número (0**32) 3373-0295, para buscar o posto mais próximo do seu bairro ou propriedade rural.

Após o término da campanha, a vacina ainda  estará disponível no setor de zoonoses, localizado na Praça Senhor Bom Jesus, no bairro Matozinhos, também gratuitamente.

 

Texto: Ana Laura Queiroz e Rafael Nascimento

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.