Nove restaurantes de São João del-Rei e região estão participando do roteiro gastronômico do 27º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A proposta pretende incrementar o movimento do setor gastronômico durante o evento, além de incentivar a criação de novos pratos, seguindo a temática do festival.

Segundo a coordenadora gastronômica Telma Valéria de Resende, o roteiro é importante para relacionar a programação do Inverno Cultural aos bares e restaurantes da região. “Ao mesmo tempo em que hospeda exposições e performances musicais, estimula a combinação de novos temperos e condimentos, usando a temática do evento”, afirma.

Um dos pratos criados para a festival de inverno foi o “Quibão do Saliya”, do restaurante Saliya, em Ritápolis. O prato consiste em um quibe frito recheado com verdura refogada no azeite extra-virgem e queijo gorgonzola “ritapolitano”.

A novidade se encontra ao lado do palco principal de shows no Inverno Cultural. É o drive-thru e lanchonete Finlândia. Com lanches rápidos, o antigo trailer Finlândia, preferido por  desconto na carteira de estudante, inovou. A lanchonete agora tem espaço happy hour e fast-food. Para melhor atender ao público logo após os shows, os sanduíches são rápidos e o atendimento é personalizado. Os restaurantes Colher de Pau, Dedo de Moça e Trilho de Minas, Del Rei Café e Pizza Raro também participam do evento.

O Roteiro Gastronômico é uma realização da UFSJ em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).

Texto: VAN/ Sinara Piassi
Foto: André Salyia