Por Andhrey Taier

Escrito em 1986, por Stephen King, intitulado “Rei do Terror”, It: A coisa é uma obra literária, renomada dentro do gênero e clássica entre os demais livros de sucesso do autor.

A narrativa acompanha a história do “Clube dos Otários”, um grupo de sete amigos (Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly), na cidade fictícia de Derry, no sul dos Estados Unidos. A região é assolada por uma entidade maligna, metamorfa e que se alimenta de dor. Nomeada de A Coisa (ou It, no idioma original), essa entidade é responsável pelos desaparecimentos e tragédias que assolam a cidade e que têm como vítimas as crianças.

A trama se passa simultaneamente em duas linhas do tempo: durante o ano de 1958, quando os protagonistas têm, em média, 9 a 11 anos; e em 1985, quando já estão adultos. Em ambas as idades eles foram brutalmente atacados e perseguidos pela Coisa, que desenvolveu uma fixação por cada um dos deles, graças aos seus traumas e famílias problemáticas. A obra trata de temas como o poder da memória e o reflexo que traumas na infância causam na vida adulta nessa narrativa alternada entre os tempos e as perspectivas dos personagens.

Não é exagero falar que King não poupa seus leitores da brutalidade, de diversas formas. Seja pelas ações da Coisa ou por outros personagens, como os pais dos membros do clube ou os valentões que os perseguem. O autor é cirúrgico em cada uma das cenas de violência, o que ajuda o livro a ser um dos mais populares para os amantes do gênero. Entretanto, o escritor não se restringe a esse tópico, trazendo um desenvolvimento excepcional na maturidade e psiquê dos seus personagens.

Também é válido ressaltar que, ao longo das 1102 páginas da obra, o leitor se depara com histórias paralelas às dos principais, que ajudam a compor o cenário da cidade de Derry, sua história e cultura. Também contribuem  para entender a magnitude do poder e crueldade da Coisa, que ao longo dos anos, passou a adotar a forma de um palhaço, chamado Pennywise, para facilitar sua caça às crianças. Ainda nesse tópico, King trabalha muito bem a ideia abstrata de que Derry e A Coisa são um único ser, devido à origem alienígena de It e a criação da cidade.

Os abstratismos e metáforas são elementos recorrentes da narrativa desse livro, o que o torna de uma leitura mais densa e que exige uma reflexão ao fim de cada arco, para se entender tudo aquilo que a cena exprime. De tempos em tempos, surgem novas interpretações sobre um determinado elemento, o que torna a leitura ainda mais instigante, alimentando o desejo de se ter uma própria interpretação sobre aquilo que os outros dizem.

Um fato curioso sobre a obra, é que It: A Coisa foi escrito em quatro anos, uma vez que King é reconhecido por sua escrita ágil, e que foi feita durante a década de 80, mesmo período em que o autor sofria com uma forte dependência química. Anos depois de recuperado, ele admite que não tem tanta noção sobre as obras que escreveu, já chegando a não se lembrar nem de ter escrito.

Apesar de todos os pontos positivos, nem só disso é feito o livro. A fatídica cena das crianças nos esgotos, logo após seu primeiro encontro com a Coisa,  é perturbadora, não pela brutalidade, mas pelo que as crianças fazem nesse momento. Também é válido falar sobre como o autor descreve seus personagens, em relação aos termos que escolhe usar.

Equilibrando todos os pontos, ainda assim é possível ver e apreciar a magnitude de It e como Stephen King não decepciona quando se trata de terror.

O livro pode ser encontrado na Biblioteca Municipal de São João del-Rei e é indicado para leitores maiores de 16 anos.

Serviço


Para fazer a sua carteirinha é só levar CPF, RG, comprovante de residência e foto 3×4 recente na biblioteca. Menores de 16  anos deverão ir acompanhados dos responsáveis.
A taxa da carteirinha é R$5,00, com validade de um ano.
Endereço: Praça Frei Orlando, 90 – Centro, São João del Rei – MG, 36307-352
Instagram @bibliotecamunicipalsdjr
Telefone: (32) 3373-4779