No Brasil, como em todo o mundo, a Igreja Católica celebrou, no último feriado (19), a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo – Corpus Christi -, comemorado pelos cristãos com muita reverência. 

Nas cidades que realizam procissões, as ruas são ornamentadas com belos tapetes artesanais, feitos com flores, serragem, tintas e outros materiais. A primeira celebração  em São Tiago foi no ano de 1943, quando o vigário coadjutor Padre Elpídio Rosa de Freitas organizou os preparativos para as festividades e pediu aos paroquianos que enfeitassem a frente de suas casas, no antigo Largo da Matriz, por onde a procissão iria passar. Com grande brilhantismo, a festa foi realizada.

Padre Robson Cardoso fala da importância desta solenidade para a vida da Igreja e dos cristãos. “Hoje nós celebramos Corpus Christi, que é uma das celebrações mais importantes da Igreja, porque celebramos aquele que é a fonte de toda a vida da Igreja, que é Jesus Cristo, presente nas espécies do pão e do vinho, presença real na Eucaristia”.

Vera Reis, catequista e membro de movimentos e pastorais da paróquia, comenta a relevância da festa, da Eucaristia na Igreja e da presença de Jesus Eucarístico para os cristãos. “Hoje é um dia muito significativo para a nossa Igreja, dia do Corpo de Deus, de Cristo. Esta festa é sublime! Na Igreja, existem outras celebrações também muito importantes, como a Páscoa e o Natal, e todas elas têm Jesus como centro”.

Em São Tiago foram realizadas duas celebrações, uma na parte da manhã e outra à noite, com a procissão no centro da cidade.

Corpus Christi em Barroso

Desde cedo, os fiéis das Paróquias de Sant’Ana e Nossa Senhora do Rosário de Fátima se mobilizaram na ornamentação das ruas para a passagem de Jesus Sacramentado, sendo que cada paróquia realizou sua procissão de forma independente.

Mesmo o tempo chuvoso não foi capaz de desanimar os devotos, que às 16 horas saíram pela cidade nas procissões de suas respectivas paróquias. Segundo Elizanda Meireles, Ministra da Eucaristia, este é um momento em que todos se unem para louvar, adorar, bendizer e agradecer em especial à vida e todas as bênçãos concedidas por Deus.

Professora e vereadora, Marli Torres afirma gostar muito de ver a cidade enfeitada e de assistir às apresentações da Banda Municipal. Quem também compartilha desse pensamento é a jovem Naiady Herculano, que admira a beleza desta tradição que consegue reunir amigos, família e vizinhos com o objetivo de louvar ao Senhor.

Ao anoitecer, a festividade foi finalizada com a celebração da Santa Missa, em que os presentes foram tomados pela emoção e reafirmados na fé.  

Texto: VAN/Marcus Santiago (São Tiago) e Viviane Basílio (Barroso)
Fotos: Marcus Santiago e Viviane Basílio

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.