Turistas e moradores se juntaram para acompanhar a tradicional encenação.

Após a lavagem dos pés os coroinhas voltam a posição inicial - FOTO- Scarlet Freitas
Após a lavagem dos pés os coroinhas voltam a posição inicial – FOTO- Scarlet Freitas

Na noite desta quinta-feira (13) a cerimônia do lava pés levou fiéis a oração e reflexão na praça Francisco Neves, localizada atrás da Paróquia Nossa Senhora do pilar. A encenação  recordou o gesto de Jesus de lavar os pés dos discípulos logo após enunciar o novo mandamento “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”.

Padre Geraldo Magela contou a importância do lava pés para a cidade, “nas outras cidades esta cerimônia acontece sempre dentro da missa da ceia, aqui em São joão por uma tradição especial ela acontece fora da missa e na parte externa da igreja. Uma tradição muito antiga herdada dos nossos antepassados como um testemunho da fé católica que está impregnada na cultura são joanense”. Ele ainda destaca a grande participação dos fiéis na semana santa, mostrando que a fé ainda está muito viva na população.

Mantendo a tradição, os discípulos foram representados por crianças que são coroinhas da igreja. Já o sermão foi proferido pelo Arcebispo  Sr. Dom João Bosco Oliver de Faria, enquanto a coleta em favor dos pobres acontecia.

Para Mário Guedes, publicitário de Governador Valadares, esta semana é um período reflexão. “Na semana santa nos deparamos com a morte, com a traição, mas também com a ressurreição de cristão. Por isso é um momento de estar com a família e reacender nossa fé em cristo”.  Guedes destaca também a força da fé em São joão,  onde a paixão de Cristo parece mais viva.

Criada seguindo as tradições católicas, Venina de Nazaré participa da semana santa desde jovem e em São João já são quarenta anos participando das cerimônias, “fui criada seguindo estas tradições, gosto muito da procissão do Encontro, do Santíssimo, da cerimônia de hoje, do descendimento da cruz, sempre participei”. Ela destaca ainda a tradição e o envolvimento dos fiéis que aumenta a cada ano.

Todos se preparando para o sermão que antecede a cerimonia do Lava pés - FOTO- Scarlet Freitas
Todos se preparando para o sermão que antecede a cerimonia do Lava pés – FOTO- Scarlet Freitas

Hoje às oito e meia da noite acontecerá na escadaria da igreja das Mercês o Descendimento da Cruz. Outras cerimônias acontecerão durante o dia e a programação completa pode ser encontrada aqui.

Texto/VAN: Victor Zanola

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.