Estudantes de Teatro divulgam o saber circense na Praça Senhor Bom Jesus, no bairro Matosinhos, todas as quartas-feiras, às 14h. Resultado do projeto Circo e Teatro Para Todos, as interações dão ao lugar um tom circense em meio à movimentação dos transeuntes, transformando a praça em espaço livre para aqueles que querem aprender ou apreciar a arte tão antiga do circo. 

Para Cláudio Alberto do Santos, professor do curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e coordenador  do projeto,  iniciativas como esta visam a  democratização do acesso à arte. “O espaço em que o projeto circense se desenvolve é a rua e, nela, convivem pessoas de diferentes grupos sociais. E, com tempo, a praça vem se transformando em ponto de referência para aqueles querem trocar conhecimentos sobre as artes circenses. Aqui – na praça – é onde o conhecimento universitário encontra-se com a comunidade, superando o muro que existe entre a Universidade e a população em que ela está inserida”, afirma o coordenador. 

Segundo a monitora do projeto Ingrid Medina, é oferecida a oportunidade de contato com a arte circense de forma natural e para pessoas de todas as idades. “Algumas pessoas criaram o hábito de vir aqui todas as quartas-feiras. É variável nosso público. Nós não buscamos as pessoas, elas vêm até nós”, explica Ingrid. 

A estudante Jeniffer Vivas Correia, 14, frequenta o projeto há vários meses. Ela conta que conheceu o projeto quando estava passando pela Praça de Matosinhos e viu pessoas fazendo alguns exercícios circenses, como atravessar a slackline – fita de cerca de 6 metros de comprimento e 10 centímetros de largura. “Faço os exercícios circenses apenas por hobby. Mas, quando tiver mais tempo, pretendo aperfeiçoar meu desempenho nos aparelhos circenses”, comenta a estudante.

VAN/Antonio
M. Ferreira
Foto: Antonio M. Ferreira

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.