Natural da cidade de São José dos Campos – SP, o designer gráfico Marcos Vinicius Oliveira Fonseca, de 21 anos, começou suas experiências na área ainda bem jovem. Já atuou em diversas empresas e hoje trabalha com Marketing Digital da Recominte, empresa do ramo de aviação. 

O designer gráfico é um profissional que desempenha funções fundamentais dentro de vários setores. É o responsável por estabelecer a comunicação entre o veículo jornalístico e o leitor, a empresa e o público alvo, além de ser também aquele que harmoniza imagem e texto dentro dos anúncios e veículos de comunicação.

“Empurrado” para a área quando ainda não conhecia muito a respeito, Marcos iniciou na profissão quando recebeu a proposta de um amigo, que trabalhava no ramo, para trabalhar em uma gráfica e aprender o serviço dos designers. 

Com menos de um mês de experiência, já dominava todo o conteúdo, passando, assim, a ser o responsável por toda a parte de design da gráfica em questão. Após isso, Marcos começou a gostar mais da profissão e resolveu, então, se aprofundar nos estudos, ampliando, assim, as opções na área.

Trabalhando há cinco anos como designer, Marcos Vinicius não tem uma rotina fixa de trabalho. Para ele, sempre pode acontecer algo, e tudo o que está sendo feito pode mudar. “Você pode começar a montar a estrutura do trabalho e ir modelando aos poucos. Durante esse tempo, sempre aparece algum outro serviço para ser colocado na frente, por conta de alguma urgência.”

Durante a realização de seus trabalhos, Marcos percebeu as dificuldades enfrentadas pelo designer. “Acho que a maior dificuldade é que, muitas vezes, você tem que fazer a vontade do cliente/chefe e não a correta. Mudar sempre seu jeito de elaborar as artes, pois cada cliente tem seu gosto, discreto ou não”, opina. 
Os programas utilizados por ele para diagramação são Corel Draw e Photoshop. Para Marcos Vinicius, quem deseja atuar nesta área deve ter grande criatividade, praticidade, paciência e ser inovador. Marcos se forma em junho de 2013 no curso de Marketing, na Faculdade ETEP, em São José dos Campos.

VAN/ Carol Araujo
Foto: Arquivo pessoal

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.