Banheiro público da cidade de Prados que são usados para o consumo de drogas.

“Ao fazer uma denúncia, tenha dados concretos, com informações  sobre o suposto traficante e local onde este guarda as drogas”, é um apelo do tenente Wolkester Rolleigh, de Prados. De acordo com ele, a colaboração da população é importante no combate ao tráfico de drogas, problema que tem se agravado em Prados.

Dentre as queixas, moradores afirmam que o banheiro público da cidade vem se tornando ponto de consumo de drogas. Apesar do aparente aumento no número de usuários, a Polícia Militar informa que não há dados precisos que comprovem esse crescimento, tendo sido feita apenas uma apreensão este ano. Além disso, foram cumpridos vários mandados de busca em residências de suspeitos, mas não foram encontradas substâncias ilícitas.

A jovem pradense Susane Fonseca lamenta que cenas de consumo de entorpecentes sejam comuns no município, porém acredita que o investimento em projetos educativos pode “amenizar os problemas, mantendo [os usuários] longe das drogas”.

Keithymara Possa é mãe de duas crianças e afirma que “nem mesmo as autoridades sabem como resolver definitivamente a questão”, levando as políticas de combate ao tráfico e consumo de drogas a um impasse.

De acordo com o estudante  Wesley Militani, residente em São João del – Rei,  a discussão sobre as drogas não deve ser limitada ao que é lícito ou não, sendo preciso analisar as origens do problema. O estudante afirma que “precisamos de mais locais públicos para recreação, pistas de skate, piscinas, represas, arborização de praças e vias públicas, bibliotecas, cinemas, feiras, mostras de arte e cultura”. Ele completa: “Precisamos que as secretarias de cultura e lazer realizem mais projetos que deem oportunidades às crianças e adolescentes, incentivando-os no esporte e nas artes”.

Texto: VAN/Juliana Sousa
Foto: Juliana Sousa