A Paróquia São Tiago Maior e Sant’Ana realizou, neste mês de outubro, mais um Casamento Comunitário. O trabalho, desenvolvido e idealizado pelo pároco Padre Robson Rosa Cardoso, juntamente com a Pastoral Familiar, foi uma oportunidade para os casais que viviam amasiados ou eram casados apenas no civil realizarem seu casamento também na Igreja Católica.
Segundo a integrante da equipe da Pastoral Familiar Diana Campos Resende, o papel da pastoral foi singular. “Nossa instituição, já há algum tempo, vem sonhando com a realização do Casamento Comunitário. O acontecimento foi uma iniciativa do Padre Robson, sendo que a Pastoral Familiar organizou o evento e preparou os casais. Foi realizado um encontro e nesse foram abordados vários temas de grande relevância para o matrimônio. “Acredito que os casais, apesar de viverem já há bastante tempo em união, puderam aproveitar um pouco nesses encontros”, explica Diana, que completa lembrando que a inscrição foi feita livremente pelos casais que foram até a secretaria paroquial, e a divulgação foi feita nas missas pelo Pároco.
Para o pároco Padre Robson, existe a necessidade da realização do casamento comunitário. “Observamos que muitas das pessoas que frequentam os encontros de preparação para o Batismo e muitos pais das crianças da Catequese não eram casados pela falta de condição financeira, que dificultava a realização deste sacramento. Logicamente, muitos casais sempre sonharam em se casar “na Igreja” e essa iniciativa foi uma forma de incentivar outros casais da comunidade a oficializar a união”, disse.
Para Rosária do Perpétuo Socorro dos Santos, conhecida como Rosarinha, a oportunidade de se casar não tem preço e sua realização trouxe grande alegria para sua vida e do seu esposo José Lúcio dos Santos. “Me senti muito feliz em participar desse mutirão de casamento. Realizei meu sonho de casar na Igreja, que esperei durante 24 anos. Agora estou feliz e completa com a bênção de Deus. Como não perco as missas aos domingos, agora eu e meu esposo podemos comungar. Isso é uma vitória na minha vida,” afirmou.
Em São Tiago, já foram realizados em outros anos casamentos comunitários com bem menos casais, sendo que, dessa vez, o número cresceu para 13. A Igreja Matriz de São Tiago ficou repleta de familiares e amigos para o Casamento Comunitário, que vem se caracterizando como o grande evento do ano na cidade. Nem a coletividade reduziu o requinte do casamento religioso, que teve direito a tapete vermelho, decoração com flores e rosas, terno, vestido de noiva, buquê, damas de honra e pajens.
Para o ano de 2014, serão abertas novas inscrições para outros casais terem a oportunidade de oficializar a união. 
VAN/Marcus Santiago
Foto:Marcus Santiago

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.