Além da tradicional caminhada pelo câncer de mama, ASAPAC, Viva Vida e CEAE elaboraram programação especial para data ao lado de parceiros.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2013 foram registradas 189.454 mortes por câncer. Estima-se que em 2016 mais de 596 mil casos da doença afete os brasileiros. Segundo o INCA, o câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres no estado de Minas Gerais. Foram estimados mais de 5.160 novos casos em 2016, o que representa uma taxa bruta de 48,19 para cada grupo de 100 mil mulheres. Devido a relevância dos dados, desde a década de 1990, o mês de outubro é dedicado a conscientização sobre a doença, a fim de proporcionar o maior acesso aos tratamentos de cura e prevenção da anomalia. Seguindo esta linha, a Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (ASAPAC) em parceria com o Centro Estadual de Atenção Especializada promovem a partir desta segunda (16) em São João del-Rei uma programação especial com o objetivo de atingir a população alertando sobre os riscos da doença.

O estado de Minas Gerais conta com 154 mamógrafos fixos prestado serviços pelo SUS, além de 7 unidades móveis de mamografia que percorrem o território atendendo regiões mais afastadas. Muitos portadores da doença não possuem condições financeiras para arcar com os custos do tratamento e recorrem ao SUS. Em São João del-Rei, os enfermos são encaminhados aos setores responsáveis pelo tratamento de doenças de risco. De acordo com o coordenador da ASAPAC, Valdecir Braga, atualmente a instituição atende 281 pacientes cadastrados sendo 61 deles com câncer de mama, 60 mulheres e 1 homem. “Para usufruir de todo o sistema da ASAPAC basta se cadastrar levando à instituição a cópia dos documentos pessoais, comprovante de residência e o laudo ou biópsia falando o tipo de câncer”, explica o responsável. Ademais, a organização oferece aos pacientes prótese mamária, cestas básicas, leite, suplementos alimentares, além de pagamentos de exames e fornecimento de medicamentos de acordo com a demanda de cada indivíduo. “Todo atendimento na associação é gratuito e para as pacientes de cidades vizinhas, nós temos uma casa de apoio com hospedagem, alimentação e transporte sem custos aqui em São João del-Rei”, informa Braga.

Esta casa se encontra na Rua José Ribeiro de Rezende, 90, Fábricas, ao lado do colégio Tiradentes.

Cronograma

No último dia 12, quinta-feira, a ASAPAC de São João del-Rei participou da 2ª Caminhada do Outubro Rosa na cidade de Resende Costa.

22547754_1672006862830287_1042227870_n
Foto: Divulgação

Dando início a programação prevista, na manhã desta segunda-feira (16), Valdecir Braga esteve presente ao lado da coordenadora do CEAE (antigo Viva Vida), Laura Lopes, e a mastologista da instituição Dra. Nicole Rangel no programa “Fala, São João”, da rádio São João às 8h.

Já no dia 20, sexta-feira, no salão São Caetano no bairro do Tijuco, espera-se uma palestra com o Dr. Frederico Escaleira. O bate-papo auxiliará na compreensão do que é o câncer e passo a passo do seu tratamento. A ASAPAC fica por conta de levar pacientes dispostos a darem o seu depoimento a respeito da trajetória na luta contra a doença em questão.

Em seguida, as instituições agendaram para este sábado (21), uma caminhada especial em favor do Outubro Rosa ao lado de seus parceiros Lions Club, Rotary, Rotaract e Viva Vida e com o apoio da Polícia Militar, Prefeitura Municipal de São João del-Rei, Bandas Meninos e Meninas de Dom Bosco, Unimed e ACI Del Rei. A concentração será no Largo São Francisco às 9h. No ano passado, o movimento contou com cerca de 500 pessoas na data.

Dia 23, o evento será ministrado pela Dra. Nicole Rangel e a participação dos alunos de medicina da Universidade Federal de São João del-Rei.. A palestra “Saiba Tudo Sobre o Câncer” tem como local o auditório do 38º Batalhão da Polícia Militar às 20h.

Encerrando o mês do Outubro Rosa, no dia 27, sexta-feira, às 14h, na sede da associação terá início o projeto GlamouROSAS com a Dra. Euzira Santiago. O dia ficou reservado para os pacientes da associação e seus familiares.

A coordenadora do CEAE, Laura Lopes, ressalta a importância do Outubro Rosa para chamar a atenção da população a respeito da importância das mamografias. “O exame deve ser realizado pelas mulheres de 50 a 69 anos de dois em dois anos segundo o que é preconizado pelo Ministério da Saúde”, destaca Laura. A responsável ressalta, ainda, a importância da participação de todos na palestra do dia 23. “Teremos esclarecimentos de tudo sobre o câncer, desde a maneira de prevenir até a relevância do diagnóstico precoce”.

Laura conta também que, aqui em São João del-Rei, as mulheres não têm encontrado dificuldades em realizar a mamografia. “Aqui no CEAE e Viva Vida a gente realiza o exame tanto para a cidade quanto para os 17 municípios da microrregião com prioridade para as mulheres dentro da faixa de risco”, pontua. Para as mulheres fora da idade em questão, as mamografias podem ser realizadas sob prescrição médica. Tal exame passa a ser de diagnóstico e não de rastreamento. Ou seja, há uma suspeita médica com relação a alguma hipótese de câncer.

A ASAPAC se encontra na Rua Ministro Gabriel Passos, 232, no Centro de São João del-Rei, próximo a Câmara Municipal. A associação encontra-se em pleno funcionamento das 8h às 18h a fim de atender pacientes e familiares que estejam precisando de seus serviços.

Texto/VAN: Victória Souza
Foto: Divulgação