A ONG Atuação em parceria com o Programa de Educação Financeira para Inclusão Socioeconômica Sustentável (PEFISS) realizam nesse sábado, 15 de junho, uma oficina de sabão caseiro. A atividade acontece a partir das 9 horas na sede da ONG – no bairro do Tejuco, em São João del-Rei – e qualquer pessoa pode participar.

A oficina será aberta ao público e tem o objetivo de ensinar a fazer sabão de modo sustentável e com economia. De acordo com Marco Túlio Guimarães Freire, presidente da ONG Atuação, o sabão caseiro ajuda fundamentalmente na questão dos 3R: reduzir, reciclar e reutilizar. “Nós reduzimos o volume de sabão industrial, pois ofertamos uma alternativa feita a partir do óleo de cozinha”, diz Marco Túlio. Ainda de acordo com Marco, a reciclagem se encontra no aproveitamento desse óleo usado como base para o produto final, e a reutilização se encontra nas caixas de leite vazias para a forma do sabão.

A reciclagem do óleo de cozinha é uma prática muito importante para a preservação do meio ambiente. Uma gota de óleo de cozinha contamina 25 litros de água, segundo o site www.setorreciclagem.com.br, e causa danos muito sérios quando jogados na pia e na rede de esgoto. Por ser tão importante pensar nessa questão, a ONG Atuação pretende expandir a coleta de óleo usado pela cidade.

Inicialmente o projeto da oficina seria para crianças do projeto PEFISS, com foco infantil, porém resolveram abrir para o público. Marco Túlio destaca a importância das crianças no incentivo às praticas sustentáveis para que tragam seus familiares. “Elas se sensibilizam pela causa mais facilmente e acabam incentivando o pessoal de casa a fazer o mesmo”, diz.

O PEFISS busca parcerias que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável e econômico, segundo sua assessoria de imprensa. “Partindo desse ponto a parceria com a ONG Atuação que possui um projeto reconhecido e firmado na areá de sustentabilidade mais especificamente com a reciclagem de óleo de cozinha transformando-o em sabão, é mais uma forma de unir forças no desenvolvimento de melhorias para a comunidade através da Educação”, diz Juliano Batista, assessor de comunicação.

Como participar

Para participar basta entrar em contato com Marco Túlio pelo telefone (32) 8488 7575 e, no dia, levar 1 kg de sabão em pó e 1 kg desinfetante para duas pessoas. Ao final da oficina serão distribuídos exemplares do sabão para os participantes.

VAN/ Luisa Pinha
Foto: Luisa Pinha

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.