São João del-Rei sentirá o impacto do aumento da passagem do ônibus municipal

Por  Oswaldo C. Almeida

A Viação Presidente de São João del-Rei acaba de anunciar um aumento de 10,47% no valor das passagens. Este aumento, que entrará em vigor na próxima semana, elevará a tarifa de R$ 4,30 para R$ 4,75 na cidade. Nos distritos, as tarifas também serão ajustadas, como na Linha 19 (Rio das Mortes/São João del-Rei), que passará a custar R$ 6,40.

O Conselho Municipal de Trânsito e Transportes de São João del-Rei aprovou o aumento em uma reunião realizada em 27 de março, confirmado posteriormente pelo Decreto nº 11.076, publicado no Diário Oficial.

A justificativa da Prefeitura Municipal para esse reajuste está relacionada ao equilíbrio das contas do sistema de transporte público, que tem enfrentado crescentes custos operacionais, incluindo combustíveis, peças e mão de obra. Segundo a Prefeitura, a planilha de custo do sistema estava defasada, o que motivou a revisão das tarifas.

De acordo com uma apuração feita pela Van com funcionários do transporte que se mantiveram anônimos, o salário não está sendo atualizado e o veículo não é atualizado a tempo. Compararam com outras empresas, que já reajustaram a frota de veículos enquanto Presidente não.

Em medidas de comparação, em abril de 2023, o valor da passagem foi de 4,00 para 4,30 (7,5%.).

A população que utiliza o transporte da Viação Presidente expressa diversas preocupações e insatisfações com esse aumento. Para muitos, como Janine, o aumento terá um impacto direto em seu orçamento mensal, sendo descontado de seu salário. “Trabalho em tiradentes, então para mim ficará bem mais caro, sendo descontado do meu salário. Os ônibus são muito espaçados, demora muito, quebram muito, anteontem quebrou perto da viação, ficando quase meia hora para trocar tudo. Sucateado”

Denise Faria, embora não utilize o ônibus diariamente, já considera o valor atual alto e aponta a falta de frequência adequada como um dos problemas enfrentados pelos usuários. “Não pego o ônibus diariamente, duas vezes por semana, mas já acho caro. Prejudica, moro lá em cima, o ônibus passa em hora em hora, ficamos que nem besta esperando o ônibus passar”

Ponto de Ônibus a espera do transporte da Presidente – Oswaldo/Van

O aumento da Viação Presidente também afeta a população universitária de São João del-Rei.  “O ônibus é o único jeito de chegar ao Ctan, e prejudica bastante a passagem continua aumentando, quando a Presidente não disponibiliza novos horários para a gente. Ônibus lotados, insalubre”, relata uma usuária que utiliza o ônibus diariamente, enquanto outro usuário relata “E estou indignada com aumento da passagem, a vida do estudante não é fácil, pagar o ônibus que é um direito novo de locomoção”. Um terceiro usuário menciona: “O aumento da passagem além de trazer um custo maior mensalmente é um absurdo considerando a qualidade do transporte, sempre vamos no ônibus lotado, muitas vezes com problemas como a porta não fechar.”

Ônibus do Ctaa ao fim das aulas da UFSJ – Oswaldo/Van

O aumento foi informado mesmo após o fim da prorrogação de mais seis meses do contrato entre a prefeitura de São João del-Rei e a viação Presidente. A decisão consta no Decreto nº 10.642, publicado no Diário Oficial de 19/09/2023.