Apesar do atual cenário econômico do país, o mercado de casamentos cresceu mais de 10% nos últimos anos.

No último final de semana, 26 e 27 de agosto, foi realizada a primeira edição do “Casando em Tiradentes”, showroom que teve como principal objetivo ser fonte de inspiração para o grande dia de noivos e noivas. Promovido pela Casa Fonbart Eventos, Requinte Design de Festas e Sandra Baltz Cerimonialista, trouxe cerca 24 expositores da região,  especializados nos variados segmentos da promoção de casamentos, desde a decoração até viagens de lua de mel.

O salão da Casa Fonbart, charmosamente decorado e iluminado, expôs carros antigos para aluguel, modelos de diferentes vestidos de noiva, drinks e diversos doces; tudo embalado a muita música tanto para cerimônia, quanto para festa. Para bancária Giselle Barbosa, o evento foi de grande valia propondo ideias e novidades. “Achei um convite aqui maravilhoso, bem-casados deliciosos e modernidades como a cabine fotográfica. Tivemos contato com coisas bem legais que trouxe muitas ideias para o grande dia da nossa vida.”

Juliana Aparecida da Silva, bartender do K&Q Drinks e Cocktails, junto a seu marido Carlos Henrique Furtado, conta sobre o trabalho que faz como “anjo da guarda”, uma espécie de garçonete exclusiva para o casal no dia do casamento. “Eu já fui noiva e amo fazer o que eu faço, porque cada casamento que participo é uma história diferente,  são casais que sempre passam uma coisa nova. É uma emoção diferente. Eu quase choro em todos eles.” Para Juliana, mesmo com todo o aperto financeiro do brasileiro, por ser algo que requer planejamento, as pessoas estão se adaptando para concretizar o casamento. “As pessoas buscam realizar seus sonhos. Muitas vezes todo mundo junta. Os pais, a família, dão uma forcinha”, comenta.

Jeniffer Mazzini, administradora e proprietária da Casa Fonbart Eventos, juntamente a João Bartolomeu, diz que o atual cenário econômico do país interfere no mercado de casamentos no modo de realizar a cerimônia, mas ainda assim, os casamentos continua em alta. “As pessoas quando me procuram para fazer uma contraproposta para locação do salão, alegam que o país está em uma situação difícil e que estão apertadas, mas ainda assim, enxugando uma coisinha ali e outra aqui, o casamento sempre sai”, afirma.

De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), houve um total de 1.106.440 casamentos no ano de 2014 no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular e a Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA) revelou que o mercado de festas e cerimônias cresceu nos últimos anos, atingido R$ 16,8 bilhões em 2014. O mesmo estudo mostrou que os gastos com festas e cerimônias de casamento apresentam um crescimento anual médio de 10,4%. Entre 2013 e 2016, o crescimento foi de 25% em todo o Brasil.

Segundo os organizadores do Casando em Tiradentes, o evento correspondeu às expectativas. O público se envolveu e os fornecedores se empolgaram com a possibilidade de mostrar um pouquinho mais de seus trabalhos. Uma nova edição virá no próximo ano, abrangendo mais expositores de uma mesma área, e trazendo ainda mais ideias para o carinhosamente aguardado dia de noivos e noivas.

TEXTO/VAN: Yasmim Nascimento