DSC05809

As tradicionais festividades a Nossa Senhora do Rosário ocorreram no final de semana, entre os dias 20 e 22 de Junho, na praça do Rosário, com celebrações religiosas e culturais, típicas da festa, além das danças de quadrilha e queima de fogueira, comuns nesta época do ano.

A parte cultural da Festa ficou por conta dos grupos de congada, que é uma dança de origem africana, com o objetivo de prestar louvor a Nossa Senhora do Rosário. Maximiano, 62, é integrante da congada Moçambique da cidade de Ibituruna. Ele conta que é a quarta vez que o grupo participa das festividades em Nazareno: “Na época dos escravos, o descanso deles era dançar e cantar em devoção à Santa, essa tradição passou de geração em geração e persiste até hoje”.
Rodrigo Augusto, 20, é professor e ressaltou a participação dos grupos de Congada na festa: “O repique do reco-reco da Congada era contagiante durante todo cortejo imperial e na procissão”. Para ele, a festa foi participada de maneira dupla: “A festa do Rosário sempre me despertou sentimentos íntimos, 2015 não foi diferente, foi minha segunda festa como Ministro da Eucaristia, assim pude participar assiduamente do serviço e da espiritualidade”.

Foto II

A procissão deixou a Igreja com Nossa Senhora do Rosário e São João Batista, que é celebrado no dia 24 de junho. A Banda de Nazareth entoou os cânticos, juntamente com os grupos de congo, vindos da cidade de Ibituruna, Itutinga e São João del-Rei. Na chegada, os santos são levados para dentro da Igreja, mas não dão as costas para os fiéis. Na Praça, foram estendidos os mastros com a imagem dos santos que também são celebrados na festa: Santa Efigênia, São João Batista e São Benedito.

A Igreja do Rosário, passa por uma reforma desde janeiro de 2014, e foi reaberta ao público para a realização das celebrações, que contou com missas, coroação e procissão. Segundo o pároco da comunidade, Padre Rondinelli Cristino, “A igreja é um patrimônio da Paróquia, construído a muitos anos de uma importante beleza, por fazer parte da história do povo de Deus dessa paróquia, sobretudo os devotos de Nossa Senhora do Rosário. Por se tratar de um templo, onde a comunidade se reúne para celebrar a fé”.

O Prefeito, João Caetano Leite, disse que a festa do Rosário é tradicional e de grande importância para o enriquecimento cultural do município. Segundo ele, foram feitos investimentos em infraestrutura e atrações para o evento através da secretaria de cultura da cidade. “Todas as necessidades do público foram atendidas e banheiros químicos disponibilizados nos três dias de festa”, afirma.

foto (1)

Já a vendedora Adelina, vinda do Estado de São Paulo especialmente para a festa, relatou alguns problemas encontrados: “Devido as mudanças na data da festa, para nós barraqueiros, o movimento está muito fraco e a infraestrutura deixou a desejar, este ano, por exemplo, nós não temos banheiro”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.