Campanha visa o controle populacional dos animais de rua

A iniciativa oferece castração a preços populares. FOTO: Divulgação
A iniciativa oferece castração a preços populares. FOTO: Divulgação

Na próxima semana, entre os dias 24 e 25 de maio, Carrancas recebe o primeiro mutirão de castração de cães e gatos. A iniciativa, idealizada por veterinários locais e o grupo Veterinários na Estrada, promove a castração de animais domésticos a preços populares, além de oferecer consultas e pequenas cirurgias.

O projeto do mutirão surgiu da preocupação com a falta de controle sobre a natalidade animal, como conta a veterinária e organizadora do evento, Rebeca Lage. “Como em todo o Brasil, aqui em Carrancas também há muitos cães de rua, e as clínicas veterinárias mais próximas ficam a 70 km daqui, tornando inviável e oneroso levar os cães”, conta.

FOTO/VAN: Juliana Galhardo
FOTO/VAN: Juliana Galhardo

Inicialmente o mutirão buscava o apoio da Prefeitura Municipal de Carrancas para tornar o preço das castrações mais acessíveis, porém, por questões burocráticas, a colaboração não chegou a se concretizar. Segundo a Prefeitura, existe um projeto de esterilização gratuita, que foi encaminhado à Câmara Municipal para votação. Apenas se for aprovado pelos vereadores, o auxílio será possível. Apesar do impossibilidade da ajuda financeira, a Prefeitura cedeu o prédio do antigo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para a realização do mutirão.

Para a população local, a campanha, além de uma oportunidade de acesso ao tratamento veterinário popular, é uma contribuição para a contenção do número de animais de rua. “Quis participar porque minha cachorra ficou grávida, mesmo com todo o cuidado que tomei. Percebi, então, que esse aumento de cães de rua é um problema grave, que ocorre pela falta de cadelas castradas”, revela a professora Janaína Rezende Gerolin.

Para maiores informações, a organização da campanha disponibilizou o telefone (32) 99941-4287 e o e-mail reb.lage@gmail.com para contato.  

 

Amigo de Quatro Patas

Em SJDR, projeto busca o controle populacional dos cães de rua. FOTO/VAN: Juliana Galhardo
Em SJDR, projeto busca o controle populacional dos cães de rua. FOTO/VAN: Juliana Galhardo00

Em São João del-Rei o projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Amigo de Quatro Patas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, também promove a castração visando o controle populacional dos cães de rua. Segundo a página oficial do projeto, o objetivos do programa são o “recolhimento, a castração e o tratamento de cães abandonados e, após tais cuidados, o encaminhamento para adoção.”

Segundo a estudante de Zootecnia e participante do projeto, Paola Greco, a castração é um dos poucos métodos que existem para animais, que visam controlar a reprodução. “Existem anticoncepcionais para cachorros, mas há muita polêmica em torno, porque muitos veterinários afirmam que pode causar câncer. Sendo assim, o método mais rápido e eficaz para controle populacional de cães de rua é a castração”, afirma.

 

TEXTO/VAN: Lucas Almeida

COLABORAÇÃO: Cara Sanford e Ana Carolina Rodrigues

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.