Os artesãos da cidade aproveitam a oportunidade para divulgar seu trabalho

IV Mostra de Artesanato e Cutura de Resende Costa é realizada entre 26 e 29 de maio. FOTO: Divulgação
IV Mostra de Artesanato e Cutura de Resende Costa é realizada entre 26 e 29 de maio. FOTO: Divulgação

A IV Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa acontece entre os dias 26 e 29 de maio. O evento, que pela primeira vez não coincidirá com o aniversário da cidade, objetiva divulgar o trabalho dos artesãos locais, conhecidos em todo o Brasil. “A cidade toda ganha, pois o artesanato é uma das maiores fontes de renda da população resende-costense”, explica uma das organizadoras do evento, Estela Maria da Silva Resende.

Além do tradicional artesanato, a Mostra oferece atrações musicais. Bruna Assis é uma das artistas da cidade que se apresentarão na ocasião. “Faço apresentações fora de Resende Costa, mas quando tenho a oportunidade de cantar para o meu povo, a emoção é sempre diferente. A Mostra nos ajuda bastante a divulgar nosso trabalho e a solidificar a nossa carreira”, explica a cantora de 16 anos.

Os resende-costenses apoiam a realização da Mostra. “Eu sempre participei e, para mim, é um evento sensacional em sua proposta e realização. É uma forma de valorizar e ter conhecimento do que temos de mais especial em nossa cidade, que é o artesanato. É uma oportunidade de transformar a cidade numa vitrine de pura arte”, conta o morador Lucas Lara.

Artesanato em Resende Costa tem técnicas semelhantes ao século XVIII Foto: Divulgação
Artesanato em Resende Costa tem técnicas semelhantes ao século XVIII Foto: Divulgação

A Mostra também se propõe a expôr aos moradores e turistas um pouco mais da história da cidade, terra de dois inconfidentes: José de Resende Costa Pai e Filho. “A participação desses fazendeiros na Inconfidência Mineira é, claramente, um indício da importância da região e de sua integração ao núcleo dinâmico da capitania mineira no século XVIII. Resende Costa teve uma grande participação econômica no século XVIII e XIX. A venda de gêneros alimentícios para Vila Rica e, posteriormente, para a Coroa, enriqueceu muitos agricultores. Além disso, a técnica utilizada no artesanato na cidade é preservada desde aquela época”, comenta a historiadora resende-costense Edna Resende.

A expectativa desse ano é receber entre 15 e 20 mil pessoas durante os quatro dias de evento. “A cada ano, espera-se que a Mostra tenha uma repercussão melhor. As expectativas deste ano são maiores, além da oficina viva de artesanato, teremos exposição das nossas mercadorias, de coisas da roça, de biscoito, de móveis e muito mais”, alegra-se Estela.

 

TEXTO/VAN: Ana Resende Quadros

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.