Texto: Louise Zin

Revisão: Samantha Souza

Na próxima quinta-feira (9), o Museu Regional de São João del-Rei vai realizar o recital de órgãos de tubos, intitulado “São João del-Rei: 308”, em homenagem ao aniversário da cidade. A apresentação será no Museu Regional com início às 19 horas. O evento será limitado a apenas 35 pessoas, devido a pandemia da Covid-19, e seguirá todos os protocolos sanitários necessários.

Recital de órgãos de tubos
Foto: Museu Regional de SJDR / Divulgação

João Victor Vilas Boas Militani, chefe de serviço do museu e coordenador da assessoria de comunicação, atua há 6 anos na instituição. Ele conta que a missão do museu é preservar, pesquisar, documentar e comunicar a memória da cidade:

– “Nosso papel é fazer um diálogo entre a memória da cidade e a memória regional e nacional, apresentar pontes que situem São João e as pessoas que aqui vivem, na História de Minas e do país. Um lugar onde a comunidade possa se identificar através de sua história e cultura e assim reconhecer sua posição na atualidade para entender o que são hoje.”

Sobre o órgão que será uma das estrelas do espetáculo, João Victor conta:

– “São João é conhecida por várias coisas e uma delas é a música. É uma cidade rica em compositores, músicos, orquestras centenárias, e o órgão do museu faz parte dessa história. Ele é datado entre o final do século XVIII e início do XIX, pertenceu a uma fazenda aqui mesmo da cidade, na região próxima de onde hoje é o distrito de São Miguel do Cajurú. Era de um padre, que o deixou de herança para a Igreja do Carmo, onde fez parte das celebrações religiosas por décadas ao longo do século XIX. O órgão acabou perdendo sua funcionalidade por diversos motivos, ficou parado muitos anos e posteriormente veio para o museu, já na década de 1960. Mas quando chegou, já não funcionava. Ele foi totalmente restaurado em 2010 e desde então está em pleno funcionamento.”

Recital de órgãos de tubos
Foto: Museu Regional de SJDR / Divulgação

Elisa Freixo, uma das maiores organistas do país tocará o órgão, se apresentando, após 18 meses sem eventos presenciais. Ela atuou tocando o órgão da Matriz de Santo Antônio de Tiradentes por dez anos, além de lecionar vários cursos, online e presenciais. Conhecida como “Guardiã dos órgãos barrocos”, a organista também já fez várias apresentações com diversos cantores, músicos e instrumentistas.

Sobre a homenagem ao aniversário da cidade, João Victor deixa claro:

– “Valorizar a cidade é valorizar a comunidade, sua história, sua cultura, sua atualidade… homenagear a cidade é homenagear as pessoas que aqui vivem, que se dedicam diariamente a este lugar, que desenvolveram suas vidas aqui, que possuem raízes e que irão deixar um legado para o futuro. Homenagear São João del-Rei é uma forma de homenagear o são-joanense e aqueles que escolheram viver aqui.”

O museu permanece fechado devido às obras de infraestrutura do prédio, o recital será um evento com público limitado devido às restrições impostas pela pandemia. Os interessados precisam entrar em contato e confirmar sua presença, o evento é gratuito, porém não significa a reabertura permanente do museu.

Telefone do Museu Regional de São João del-Rei: (32) 3371-7663

E-mail do Museu Regional de São João del-Rei: mrsjdr@museus.gov.br