A iniciativa visa comemorar o 305º aniversário da cidade

São João del-Rei soprou as velinhas neste último sábado (08). Celebrando 305 anos, a cidade sediou uma onda de comemorações, dentre elas a inauguração do museu dos sinos “Sentinelas Sonoras”, na Igreja do Carmo. No próximo sábado (15), este novo espaço cultural enriquecerá ainda mais o patrimônio da cidade, onde tanto se preservam bens materiais e imateriais.

O projeto do museu foi realizado e idealizado pelo arquiteto são-joanense André D’ângelo. A ideia, segundo ele, começou quando trabalhou como consultor na produção do Vídeo Entoados em 2007 (sobre o toque de sinos de Minas) e posteriormente no dossiê de Tombamento do Toque dos Sinos de Minas pelo IPHAN. “O projeto foi mais tarde sendo estruturado quando lancei o meu livro sobre Sinos e Sineiros de São João dei Rei em 2011, chamado Sentinelas Sonoras e tomou a forma definitiva no ano de 2017 quando estava cursando meu pós-doutorado na Itália e tive a oportunidade de visitar vários Museus desse tipo na Europa.”

Sentinelas Sonoras é um nome sugerido pelo pai de André D’Ângelo, Jota Dangelo. O arquiteto conta que achou poético, criativo e pertinente. “Os sinos são  na liturgia da igreja os objetos que tem a obrigação de dar o sinal, comunicar e alertar.” Os sineiros são-joanenses comemoram a iniciativa e confessam que esperavam por este museu há anos. De acordo com Patrick Anderson, sineiro e idealizador da Associação de Sineiros de São João del-Rei, esta é uma conquista para toda a classe de sineiros, que infelizmente não são tão reconhecidos. “O museu chegou para mostrar à população são-joanense o valor da nossa cultura, de nossas raízes e o valor do sineiro. É um bem imaterial que deve ser preservado”.

O Conteúdo de exposição trabalhará com 4 eixos estruturadores: História dos Sinos no mundo ocidental, a fabricação dos sinos e sua condição de  instrumento musical, os sineiros de São João del-Rei e a linguagem dos sinos. Para narrar tudo isso, será utilizado uma série de painéis gráficos, vídeos e uma exposição de sinos de bronze única no Brasil.

Quanto ao horário de funcionamento, D’ângelo conta que ainda é uma parte em planejamento. “O Museu na verdade tem duas partes: a parte de exposição, que será inaugurada neste sábado e a parte de visitação à torre, que será só em março, devido ao novo sino que está sendo refundido”.

Texto/VAN: Isadora Jales

1 comentário em “Museu dos sinos será inaugurado em São João del-Rei

  1. Eu me chamo Flávia P.Lima. Vou visitar São Joao em Maio de 2023, com minha turma do curso de Guia de Turismo.
    Quero informações sobre este museu do sino: Valor do ingresso? Dias e horários de Funcionamento?
    Para grupo escolar existe a possibilidade da entrada ser gratuíta?

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.