A Semana Santa é a semana mais importante no calendário litúrgico da Igreja Católica e ocorre após o período de Quaresma, que representa os 40 dias que Jesus ficou no deserto. O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa e faz referência à chegada de Jesus a Jerusalém. Outro dia importante nesta Semana é a quinta-feira santa, dia da última ceia de Cristo ao lado dos apóstolos. A sexta-feira é marcada pelo luto dos fiéis: a crucificação e morte de Jesus. Por fim, no Domingo de Páscoa é celebrada a ressurreição do Senhor, conforme acreditam os Cristãos. A programação da Semana Santa em Entre Rios de Minas, como em outras cidades do interior, conta com procissões, celebrações e festividades, relembrando os últimos passos de Jesus Cristo pela terra.
      Tradicional nas cidades do interior, principalmente de Minas Gerais, a Semana Santa atrai milhares de fiéis. Em Entre Rios de Minas não é diferente: as festividades durante a Semana tomam conta da cidade, a comunidade adere e participa ativamente de todos os eventos. A Semana é reservada pelos cristãos para uma reflexão sobre suas atitudes, como diz o pároco da cidade, Geraldo de Souza Rodrigues: “Muitos se mobilizam neste tempo para reviver as tradições religiosas belamente apresentadas pelos teatros, procissões e pregações e se voltam para uma reflexão mais profunda. É uma semana essencial na vida do cristão, ela nos dá a força e a benção que necessitamos para vencer os desafios ao longo do ano”.
     Durante todos os dias, as igrejas e as ruas de Entre Rios de Minas se encontram cheias de fiéis, louvando e agradecendo a Deus, pagando promessas e penitências, afinal é tempo de se renovar. O comerciante Sebastião Teófilo Alves de Andrade participa há mais de 40 anos da Semana Santa na cidade e este ano ele representou um dos apóstolos na cerimônia do lava-pés, na quinta-feira santa: “Apesar da grande quantidade ainda existente de fiéis, a Semana Santa vem tomando proporções menores em relação a décadas passadas. A gente deve resgatar um pouco dessa memória e se lembrar ao menos na Semana Santa da grande pessoa que foi Cristo e os ensinamentos deixados por ele. Isso nos dá força e paz, é uma experiência única”, declara o fiel.
      Teatro da Paixão de Cristo
      O calendário da Semana Santa é extenso, ocorrendo festividades ao longo de toda a semana, mas sem dúvida um dos dias mais importantes é a Sexta-feira da Paixão, onde é relembrada a morte de Jesus Cristo. Em Entre Rios de Minas, ocorreu neste dia, a encenação da chamada Paixão de Cristo, em que foram representados os últimos instantes de Cristo antes da crucifixão. A representação é feita por um grupo independente de moradores da comunidade, cerca de 25 pessoas, que através do esforço próprio e dedicação apresentaram um belíssimo espetáculo. Felipe Resende Ribeiro de Oliveira, empresário local e um dos organizadores do teatro fala sobre a apresentação: “O teatro é uma forma simples e de fácil entendimento, a arte é uma linguagem universal, e através dessa linguagem a gente tentou passar um pouco sobre a importância da Semana Santa e de Jesus Cristo na vida das pessoas de uma maneira bem simples”.
     O teatro, tradicional durante a Semana Santa em Entre Rios de Minas, há tempos não ocorria na cidade. Porém, desde o ano passado, voltou a se realizar.
      Reportagem e foto: João Marcos El Yark.

Para copiar e reproduzir qualquer conteúdo da VAN, envie um e-mail para vanufsj@gmail.com, solicitando a reportagem desejada. É simples e gratuito.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.