Texto: Louise Zin
Revisão: Samantha Souza

O Ministério da Educação (MEC) está promovendo, desde segunda (24), até sexta-feira (28), a Semana Pedagógica 2022. O evento está sendo totalmente online, no canal do youtube do MEC, com lives que se iniciam às 15h e vão até 18h.

Em nota, o MEC afirma que o objetivo do evento é informar as redes de ensino e escolas públicas das ações e iniciativas disponibilizadas pelo ministério durante o ano, para enfrentamento dos impactos gerados pela pandemia, além da aplicação da oferta e elevação da qualidade da educação.

Foto de divulgação

As atividades propostas incluem desde a educação infantil à educação de jovens e adultos (EJA). A programação é inteiramente direcionada a secretários municipais, diretores de escolas, professores, supervisores e equipes pedagógicas.

Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica, afirma que colocou o MEC à disposição para fornecer informações sobre o retorno. “Sobretudo aquelas que podem apoiá-los no enfrentamento dos impactos da pandemia para cada uma das diferentes etapas e modalidades”.

Na segunda, foram abordados temas como diagnóstico e planejamento, ações de conectividade, o impacto dos programas de apoio ao atendimento educacional especializado na educação básica e avaliações diagnósticas.

Já na terça-feira, os temas foram voltados para a relação entre educação e família, formação para gestores e professoras, educação bilíngue de surdos, as diretrizes atuais da EJA, EJA integrada e também os impactos da pandemia e o retorno do presencial, também com foco na educação de jovens e adultos.

Na quarta, os temas foram voltados para o ensino médio e suas modificações, assim como rede de inovações para aprendizagem híbrida.

Hoje os temas falam sobre o ensino fundamental, avaliações diagnósticas, acompanhamento personalidade e sobre o edital de inovação.

Para participar é só acessar o canal do MEC no youtube, não é necessário se inscrever. Também é possível acessar o cronograma do evento aqui.