São João del-Rei se torna set de filmagem mais uma vez. Em 2009, foi filmado na cidade “Uma Professora muito Maluquinha” e este ano, a gravação do filme “As fantásticas aventuras de um capitão”, uma adaptação da obra Os velhos marinheiros, de Jorge Amado, toma conta da Estação Ferroviária, na Praça da Estação. O longa-metragem, direção de Marcos Jorge e coprodução de Warner Bros e Total Entertainment, também terá algumas cenas filmadas em Tiradentes. As filmagens começaram no dia 9 de abril e se estenderão, provavelmente, por mais um mês.
      Marcos Jorge, diretor de filmes como Infinitamente maio (2003) e Estômago (2007), ressalta os critérios de escolha das cidades mineiras de São João del-Rei e Tiradentes. Segundo ele, as cidades mantêm um excelente estado de preservação do patrimônio histórico: “Eu escolhi São João, porque a linha de trem ainda está funcionando, além de ser uma cidade linda e muito preservada. É um patrimônio! Pouquíssimas cidades brasileiras possuem tradição de preservação desse patrimônio”.
      No elenco do filme, aparecem grandes nomes como Joaquim de Almeida, ator português que atuou em filmes como “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio” e “O Xangô”, também fazendo participações em séries como “CSI: Miami” e “24 Horas”. Joaquim interpretará Vasco Moscoso de Aragão, personagem central do enredo. Outro personagem também contado para o filme é José Wilker, que será o antagonista, fiscal Chico Pacheco. Wilker participou recentemente de algumas filmagens em São João del-Rei e o ator global encantou a população. Claudia Raia, Marcio Garcia, Patricia Pillar, dentre outros famosos, também participarão do longa, que comemora o centenário de Jorge Amado.
      “O filme se passará nos finais dos anos 60 e irá misturar elementos de diversas épocas, fazendo um jogo com características típicas de cada período histórico”, completa o diretor Marcos Jorge.
      As gravações de “As fantásticas aventuras de um capitão” prometem movimentar o centro de São João del-Rei e atrair ainda mais turistas e amantes do cinema, curiosos para acompanhar as filmagens.
      Reportagem e fotos: Marlon Bruno Vitor de Paula.

Para copiar e reproduzir qualquer conteúdo da VAN, envie um e-mail para vanufsj@gmail.com, solicitando a reportagem desejada. É simples e gratuito.