O Parlamento Jovem Municipal de São João del-Rei é composto por 13 “vereadores jovens”, número que corresponde ao número de vereadores da Câmara Municipal. Esses jovens são eleitos na forma da lei, tendo um mandato de um ano para exercer atividades ligadas à cidadania e ao poder legislativo.

Segundo Antônio Carlos Duque Estrada – o Professor Duque -, um dos responsáveis pelo andamento Parlamento Jovem, o primeiro objetivo do projeto é formar esses jovens para que eles conheçam melhor o legislativo. “É para que eles saibam qual é o processo da tramitação de um projeto de lei, para formar o politico do futuro. Eu acho que, se um deles se candidatar amanhã, em meio a vereadores mesmo, oficialmente eles vão ter uma carga muito grande de cultura em relação ao que é o objetivo do legislativo”, afirma.

Segundo o professor Duque, a importância de um Parlamento Jovem em São João del-Rei reside no fato de que a cidade, futuramente, poderá ter vereadores capacitados, com grande conhecimento sobre o que é e como legislar. Da mesma forma, busca-se formar jovens cidadãos mais conscientes. “O jovem é muito ideológico, tem as ideias muito mais ‘na frente’ que o adulto e são corajosos também. Então, acho que, para São João del-Rei, vai ser uma grande vantagem, porque não vão ser só esses jovens aqui, esses meninos de hoje. Outros jovens virão, então nós vamos ter uma ‘légua’ de jovens que estarão muito bem capacitados para serem os políticos de amanhã”, finaliza.

“Participar do parlamento jovem é muito produtivo. Temos a oportunidade de ter contato com o processo legislativo, a garantia da democracia, além da nova chamada para a sociedade que vai ser contribuinte amanhã, que são os jovens. A juventude deve ter  oportunidade de ter acesso e conhecer como funciona a câmara de vereadores, a elaboração de uma lei, o fazer de uma nova lei. A discussão no plenário aqui é muito importante, e seguir o regimento interno é muito interessante”, declara o estudante Gustavo Detoni, um dos jovens vereadores, que está cursando o 3° ano no centro educacional Frei Seráfico

De acordo com Gustavo, o Parlamento Jovem certamente trará bons frutos à comunidade são joanense, em especial aos estudantes, que são a parcela da sociedade que eles estão representando. “Cada um tem a sua escola, e nós vamos lutar em conjunto para que toda a educação de São João del-Rei melhore”, declara o estudante.

Juliemersom Geraldo de Paula, também jovem vereador, estuda na Escola Estadual Evandro Ávilo e está cursando o 1º ano do ensino médio. Ele confirma que pretende seguir a carreira política e, se possível, tornar-se um dia prefeito de São João del-Rei.

O Parlamento Jovem funciona no Edifício da Câmara Municipal de São João del-Rei. Para que possa participar do Parlamento Jovem, sendo um dos vereadores, o jovem deve ter entre 16 e 29 anos e estar matriculado em escola pública ou particular de São João del-Rei, cursando o ensino médio ou EJA.

Confira fotos na página do  Flickr

VAN/ Fernanda Rezende e Iolanda Pedrosa
Foto:Fernanda Rezende