Festival de Literatura, que faz homenagem para Ruth Rocha, traz eventos para todas as idades

1 felit

A nona edição do Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes (FELIT) promete agitar os amantes de livros de todo o Campo das Vertentes. O evento, que ocorre esta semana, entre 4 e 7 de novembro, terá em sua programação temáticas variadas e para todas as idades: do renomado “Clube da Esquina” à jovem autora Bruna Vieira e seu livro “Depois dos Quinze”, além de uma homenagem a uma das maiores autoras brasileiras: Ruth Rocha.

Ruth Rocha é a homenageada da IX FELIT. Premiada com o Jabuti, a escritora será tema de exposições e foi inspiração para livro que será lançado durante o evento. FOTO: Facebook/Ruth Rocha

Lúcio Teixeira Carvalho, um dos responsáveis pela organização, acredita que o FELIT tem evoluído bastante ao longo das edições. “Nesses 8 anos de feira, houve uma mudança do público em relação ao festival. Nas primeiras edições, tínhamos de 20 a 30 pessoas participando em cada mesa redonda, enquanto na 7ª e 8ª edição tínhamos em média 200 pessoas. Temos observado que o festival tem conscientizado as pessoas para a leitura, o que é um grande acontecimento, principalmente para crianças e adolescentes”.

Com uma homenagem a Ruth Rocha e uma mesa de debates sobre “Literatura e Educação: A conexão possível e necessária”, o festival começa na próxima quarta no Teatro Municipal. Além da homenagem, Ruth também será tema de uma exposição, feita por alunos da rede pública de ensino de São João del-Rei e Tiradentes. Lúcio explica que a escolha da homenageada ocorreu dias após o fim do último FELIT, e que as crianças da rede pública trabalharam a obra de Ruth durante todo o ano.

Na quinta-feira, 5, o destaque fica para a jovem escritora Bruna Vieira. Ela participará de uma mesa de debates sobre seu livro “Depois dos Quinze”, que aborda as dificuldades vividas no período de adolescência. Bruna é bastante engajada nas redes sociais e cria conteúdo em seu blog sobre os mais diversos assuntos, para uma verdadeira legião de fãs: são 1 milhão e 200 mil seguidores no Instagram e 300 mil no Twitter.

A sexta-feira será de eventos tanto em São João del-Rei quanto em Tiradentes. Na primeira, o destaque vai para o lançamento do livro “Papagaios me mordam!”, escrito por 30 alunos da oficina de formação de jovens autores do FELIT, no teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores, às 18h.

Louise Cristina Zin, de 16 anos, está no 1º ano do ensino médio e participou da oficina pela 2ª vez. Ela contou que os alunos foram divididos em grupos e que recebiam temas variados para desenvolverem histórias. “Participei ano passado e esse ano, e todos os adolescentes fazem de tudo um pouco, a ilustração, as histórias, damos ideias”. Louise acredita ainda que, com projetos como esse, o hábito da leitura poderia se tornar algo mais comum no país: “Com mais projetos desses, a leitura poderia não apenas se tornar um hábito, mas algo necessário em nossas vidas”.

Em Tiradentes, destaque para a mesa de debates sobre o “Clube da Esquina: O legado poético de uma geração”, tendo como convidados o escritor Kiko Ferreira e Márcio Borges, que integrou o movimento musical mineiro ao lado dos irmãos Lô e Marilton e Milton Nascimento. Após a mesa, haverá ainda o lançamento do songbook de Flávio Venturini e Milton Nascimento. O evento começa a partir das 20h, no Centro Cultural Yves Alves.

O último dia conta com o lançamento do livro “Ofício da Palavra” e da mesa sobre “O que querem os escritores”, com a presença de José Eduardo Gonçalves, às 19h. Em seguida, Ronaldo Simões e Neusa Sorrenti debatem sobre a literatura infantil na mesa “Pequenos leitores, Grandes Histórias”, no Teatro Municipal de São João del-Rei.

Além de literatura, a gastronomia terá espaço na FELIT, com pratos inspirados nos livros de Ruth Rocha FOTO: Divulgação
Além de literatura, a gastronomia terá espaço na FELIT, com pratos inspirados nos livros de Ruth Rocha  FOTO: Divulgação

Além da literatura, o FELIT trará novidades na gastronomia em São João del-Rei. O 5º Circuito Gastronômico ocorrerá concomitantemente ao evento, em dois restaurantes da cidade, que elaboraram pratos especiais para o evento, inspirados em obras literárias de Ruth Rocha.

Lúcio contou ainda que desenvolver uma feira literária é um grande desafio. “A gente percebe que estamos tendo um grande envolvimento do público, e que a média de visitantes tem crescido. Esperamos continuar crescendo, mas não sabemos como a cidade vai receber isso. Mas numa cidade com diversas instituições de ensino e uma biblioteca pública municipal, poderíamos ter um envolvimento muito maior do público, principalmente estudantes e universitários.

Para maiores informações, acesse o site do FELIT (www.felit.com.br) e curta a página do evento no Facebook. facebook.com/felit .

TEXTO/VAN: ANDRÉ LAMOUNIER

FOTOS: DIVULGAÇÃO