Instituto José Luiz Ferreira realiza celebração em comemoração ao aniversário

O Instituto José Luiz Ferreira, entidade beneficente de assistência social, popularmente conhecido como Instituto Bom Pastor completa 70 anos no dia 18 de setembro enquanto comemora os 15 anos de trabalho com a saúde mental em Barbacena. A cidade, que em seu histórico contém o maior hospital psiquiátrico do país no século XX, hoje se empenha na luta antimanicomial e busca as melhores condições de tratamento para seus pacientes.

Em 1903, o manicômio de maiores proporções da região foi fundado na cidade e recebeu o nome de Hospital Colônia. As condições de vida dentro da instituição eram sub-humanas, chegando ao índice de 60 mil mortes em suas dependências, sendo chamado de “Holocausto Brasileiro”. Para o Colônia eram enviados não só pessoas com sofrimento mental, mas também grupos marginalizados na sociedade, como prostitutas, homossexuais, mendigos, entre outros, que chegaram a representar 70% dos pacientes.

Atualmente, o tratamento isolador dos hospitais psiquiátricos vem sendo substituído por uma abordagem diversificada, com base no respeito à dignidade e aos direitos dos internos, buscando manter o contato familiar com a instalação de residências terapêuticas. “As residências terapêuticas vieram para resgatar o tempo que foi roubado dessas pessoas que sofreram tantos maus tratos”, conta Márcia Messias do Nascimento, faxineira do Instituto Bom Pastor desde fevereiro de 2015.

Segundo o Padre Luiz Cláudio Vieira, pároco do Bom Pastor e presidente do instituto, a paróquia entrou na luta antimanicomial a partir de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, que dizia que “Barbacena tem uma dívida muito grande com as pessoas com sofrimento mental e por isso é preciso contribuir para mudar essa triste situação pela qual o município ficou conhecido”. Com o surgimento da possibilidade de parceria com o município de Barbacena, a Prefeitura Municipal firmou este convênio com o Instituto José Luiz Ferreira através do qual o instituto passa a realizar atendimentos as pessoas discriminadas pela população, que eram os pacientes.

“Participar desse projeto é participar de um processo social e político de luta contra discriminações e violências impostas a essas pessoas, buscando contribuir e construir uma sociedade onde os valores da liberdade, igualdade e justiça sejam para todos”, conta o pároco do Bom Pastor. Em comemoração aos 70 anos do Instituto, sendo 15 deles trabalhando com a saúde mental, será realizada uma grande celebração. Confira a programação:

Texto/VAN: Isabella Paolucci e Lays Fortes
Foto/VAN: Divulgação